Em solenidade esta manhã no auditório Mauro Borges, o governador Marconi Perillo assinou a mensagem de encaminhamento do projeto de lei que cria o Passe Livre Estudantil (PLE). A medida visa conferir a gratuidade do transporte coletivo a 30 mil estudantes integrantes de programas de distribuição de renda, em um aporte inicial de R$848 mil dos cofres públicos.
“A partir de ampla discussão com a sociedade e aprovação pela Assembleia Legislativa, o projeto poderá ser implantado em 65 dias, o que permitirá o uso do benefício já neste segundo semestre”, declarou Marconi Perillo. Mediante estudos de impacto financeiro e de definição da abrangência do projeto foi determinado que neste primeiro momento serão contemplados estudantes da capital e de Aparecida de Goiânia, inscritos nos programas Renda Cidadã, Bolsa Família e Bolsa Universitária. “Nas próximas etapas previstas, pretendemos ampliar a sua abrangência, sempre tendo como pré-requisito a disponibilidade financeira dos cofres públicos”, alegou.
Durante a solenidade, o governador anunciou novidades para os programas que têm a categoria jovem como público-alvo. “A partir de agora o Bolsa Futuro passa a ter mais de 50 mil beneficiários. A Bolsa Universitária já começa a contemplar imediatamente 3 mil estudantes, e em agosto mais 10 mil novos bolsistas. Com isso, vamos ultrapassar os 120 mil beneficiados desde a sua criação em 1999”, calcula.
Marconi evidenciou que a elaboração do projeto resgata mais um de seus compromissos de campanha. “Tornamos realidade mais um compromisso de campanha ao ampliar a mobilidade dos estudantes e incentivar sua assiduidade nas escolas. A nossa efetiva ação demonstra a lisura e seriedade diante dos compromissos firmados perante a opinião pública no processo eleitoral”, refletiu.
Posse do Conselho Estadual da Juventude
Na ocasião, o governador concedeu posse aos 60 membros do Conselho Estadual da Juventude divididos entre 30 representantes da sociedade civil e 30 do poder público. “Vivenciamos um momento histórico, que formaliza no presente ações de repercussão para o futuro”, afirmou.
O governador recordou sua participação na formação do Primeiro Conselho Estadual instituído em 1987, durante o governo de Henrique Santillo. “Tive a honra de ser, ao lado do secretário Daniel Goulart, membro do primeiro Conselho Estadual da Juventude”, recordou.
Em um rápido balanço sobre as atuais medidas adotadas em benefício dos jovens, o governador pontuou os projetos nas áreas da Educação, Cultura, da Inclusão Social, Ciência e Tecnologia, do apoio à pesquisa e do esporte e lazer. “Estamos criando oportunidades que abrem inúmeras portas para o desenvolvimento humano”, concluiu.
Fonte: Goiás Agora