O que a Bíblia fala sobre um sentimento que é a origem de muitos pecados que nos afastam de Deus
Soberba. Basicamente é a pretensão de superioridade que uma pessoa tem sobre as outras. Os soberbos são denunciados pela arrogância.
No campo espiritual, o estrago é ainda maior. Em vários capítulos do Antigo e do Novo Testamento, a Bíblia fala dos perigos desse sentimento:
“O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações.” Salmo 10.4
Uma pessoa soberba está tão cheia de si, que nem busca a Deus. Acha que Ele não está no comando. Isso impede a aproximação com o Pai. Se você se enche tanto de você mesmo, não deixa espaço para o Senhor agir em sua vida.
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbios 16.18,19
Sim, a soberba tem consequências nada boas, embora o orgulhoso ache o contrário. Uma grande prova disso veio do primeiro soberbo da História. Ele tentou tomar o lugar de Deus no reino de tudo o que existe e foi expulso dos Seus domínios (Isaías 14.12-15). Seu destino no Julgamento Final está escrito. Esse primeiro soberbo que perdeu seu lugar perto de Deus tem um nome: Satanás.
“Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós.” 2 Coríntios 10.13
Resumindo: não somos nós que julgamos algo sobre nós mesmos. A opinião de Deus sobre nós é que faz toda a diferença. Quem “se acha”, na verdade está se perdendo, afastando-se cada vez mais do Divino.
O preço a ser pago é sempre alto
“Assim diz o SENHOR: Deste modo farei também apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.” Jeremias 13.9
Não foi uma só vez que o povo eleito de Deus se encheu de si e se afastou dEle. E todas as vezes que Israel fez isso, veio a ruína em seguida. Pagaram um altíssimo preço quando se orgulharam demais. Resultado? Morte, derrota nas mãos dos inimigos, escravidão, expulsão…
“Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.” Provérbios 13.10
Um soberbo afasta as outras pessoas. Gera discussões a todo momento. Só ele é o certo, só ele sabe o que é bom. Com o tempo, perde o que conquistou, pois ninguém o vê como líder, mas como alguém que põe seu ego à frente de tudo e tenta empurrá-lo para os outros, por pura satisfação pessoal. Já aquele que não acha que sabe tudo, procura sempre o conselho dos verdadeiros sábios e os aplica à sua vida, beneficiando também os que estão à sua volta.
Fonte: http://goo.gl/NbZokA