No segundo dia de visita ao Brasil, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou na noite desta segunda-feira (16), em Brasília, que não é possível imaginar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) “que não inclua um país como o Brasil”.

A afirmação foi feita na 3ª Reunião de Diálogo de Parceria Global Brasil-Estados Unidos, ao lado do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. O governo brasileiro espera conseguir ocupar uma vaga permanente no conselho, que é responsável pela mediação de confitos no mundo.

Segundo Hillary, o Brasil tem todos os requisitos para participar do conselho, já que demonstra “progresso e um modelo de democracia representativa que oferece oportunidades para o seu povo”.

Sem citar nomes, a secretária de Estado ainda criticou outros países que integram o grupo por não terem compromisso com uma “reforma real” do órgão.

“Até que outros países se comprometam com essa reforma, não vamos fazer o progresso que é necessário”, declarou.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 membros. China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia são permanentes. Os outros 10 postos são rotativos.

Fonte: Rede TV

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required