O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) abrirá 26 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O anúncio será feito nesta segunda-feira, 11, às 10h, na unidade de saúde. Estarão presentes o Secretário de Estado de Saúde, Antonio Faleiros Filho, e o diretor-geral do hospital, Ciro Ricardo Castro.
Com os novos leitos de UTI, o Hugo amplia de 44 para 70 sua capacidade de internação em terapia intensiva – incremento de 59%. Já a partir de amanhã, 16 leitos já estarão em funcionamento. Os outros dez deverão ser instalados em até 60 dias.
O avanço é uma das medidas do choque de gestão instituído pela administração compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Gerir, organização social (OS) à frente da unidade de saúde desde 14 maio.
A abertura de novos leitos de UTI foi feita em caráter emergencial, diante da crescente demanda por terapia intensiva na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. A situação é reflexo do que ocorre no restante do país, que possui hoje déficit de cerca de 50% em leitos de UTI.
Capacidade do Hospital de Dermatologia também é ampliada
O contrato do Instituto Gerir com a secretaria será aditivado também para o gerenciamento de 24 novos leitos de enfermaria no Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS). Aumentar a capacidade de internação do HDS alinha-se a uma estratégia de fortalecimento da Rede de Urgências e Emergências na qual o Hugo está inserido.
Faleiros acredita que a nova estrutura do HDS servirá de suporte ao Hugo, principal porta de entrada das urgências do Estado. “Dessa forma, pacientes do hospital em recuperação pós-cirúrgica poderão utilizar leitos do HDS”, explicou o secretário.
Segundo o diretor-geral do Hugo, Ciro Ricardo, os novos leitos de UTI e de enfermaria permitirão que o hospital cumpra a função para o qual foi criado, atender a urgências e emergências com a excelência que a unidade pode oferecer.
fonte: goiás agora