A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comunicou que o prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado para contratação de pais, mães ou responsáveis por alunos – que vão atuar como “Coordenadores de Pais” – foi prorrogado até 15 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever no site da Seduc. São oferecidas, nesta seleção, 1.114 vagas – uma contratação para cada escola da rede pública estadual.

Clique no link aqui para ir para o site da inscrição

O “Coordenadores de Pais” é um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), com apoio da Fundação Itaú Social, e que busca, entre outras finalidades, aumentar a participação das famílias no cotidiano escolar dos estudantes.

Além disso, esta iniciativa contribuirá para a identificação e a rápida solução de problemas como, por exemplo, aqueles relacionados à evasão escolar e ao baixo rendimento dos alunos em sala de aula. “É um olhar mais próximo das famílias, pois estes coordenadores vão lidar diretamente com os outros pais. Será um elo; eles farão a ponte entre os responsáveis pelos estudantes e as atividades das unidades educacionais”, explica o superintendente de Acompanhamento dos Programas Institucionais da Seduc, Erick Jacques Pires.

Os candidatos aprovados cumprirão carga horária de 40 horas semanais, distribuídas pelo número de turnos oferecidos por cada escola. Eles ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da organização escolar – que devem estabelecer o elo “escola-família” a partir de ações que envolvam os familiares e auxiliem os pais dos estudantes a apoiar e acompanhar o aprendizado de seus filhos. “A Secretaria de Educação disponibilizará uma linha telefônica para cada escola para que estes coordenadores estejam em contato permanente com outros pais. Eles também visitarão as residências destas famílias”, ressalta o superintendente.

Cada um destes coordenadores ainda acompanhará a frequência diária dos alunos e acolherá os pais durante sua passagem pela escola. Para exercer a função, os candidatos aprovados passarão por uma capacitação inicial oferecida pela Seduc. Durante o ano letivo, também participarão de outras formações. “Vamos acompanhar o desempenho deles. Nossa principal meta é melhorar a participação das famílias no dia a dia das escolas”, conclui Erick Jacques.

Critérios
Conforme especificado no edital, os candidatos devem ter concluído a primeira fase do Ensino Fundamental; ser pai, mãe ou responsável por aluno matriculado na escola onde ele deseja atuar; ter idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação e máxima de 70 anos; não possuir restrições com a Justiça Eleitoral, Receita Federal e Serviço Militar (este último apenas para os candidatos do sexo masculino); estar cadastrado no PIS/PASEP; e ter conta corrente individual na Caixa Econômica Federal.

Importante destacar que os interessados só podem se inscrever na escola em que o filho esteja matriculado. O resultado final deste Processo Seletivo Simplificado deve ser divulgado no dia 13 de março, data em que já estarão concluídas todas as etapas, como a da aplicação da prova escrita e a fase de entrevistas.

Mais informações no telefone 3201-3005.

Fonte: Seduc

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required