A realização de testes vocacionais gratuitos para alunos da rede pública de ensino está legalmente assegurada desde a última semana. O governador Marconi Perillo sancionou a Lei nº 17.574, de 30 de janeiro de 2012, que dispõe sobre o tema.

A matéria havia sido apresentada pelo deputado Cristóvão Tormin (PSD) no ano passado, e protocolada sob o nº 2.669/07. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) – onde havia recebido parecer favorável – e seguiu para o Plenário, passando por duas votações, nas quais recebeu unanimidade de votos para sua aprovação.

A nova lei assegurará a todos os alunos do último ano do ensino médio a realização gratuita de testes vocacionais. Os testes deverão ser aplicados por equipes técnicas especializadas na área de Psicologia.

Segundo Cristóvão Tormin, o objetivo da proposta é orientar bem os jovens que estão para ingressar em uma universidade, buscando facilitar suas escolhas, tendo em vista que cursar uma faculdade requer, acima de tudo, muita vontade e dedicação.

“Um aluno que entra no ensino superior sabendo qual é sua vocação tende a não abandonar o curso com tanta facilidade, pois pensará duas vezes antes de fazer algo de que poderá se arrepender posteriormente”, argumentou Tormin.

Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required