Para definir os novos representantes municipais, cerca de 4,2 milhões de eleitores devem ir às urnas hoje (7) em Goiás. Um total de 20.528 candidatos disputam votos nos 246 municípios goianos. São 682 candidatos a prefeito, 704 a vice-prefeito e outros 19.142 candidatos a vereadores, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Segundo a assessoria de imprensa do TRE-GO, o órgão espera totalizar os votos de todo o estado até as 22h. Nas eleições municipais deste ano, a apuração será feita na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), no Jardim Goiás.
Goiás conta com 13.718 seções eleitorais espalhadas pelo estado, segundo o TRE. Dessas, 2.598 seções estão em Goiânia, maior colégio eleitoral com 850.777 pessoas aptas a votar. Em segundo lugar vem Aparecida de Goiânia, com 272.115 eleitores, e em terceiro, Anápolis, que conta com 241.611 votantes. Apenas esses três municípios possuem mais de 200 mil eleitores, quantidade estabelecida para a realização de 2º turno.
Cerca de 15 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições de domingo. Parte desses equipamentos ficará reservada, para possíveis substituições.
Biometria Em Goiânia, pela primeira vez, o eleitorado votará com o processo biométrico. Além da capital, outras três cidades, Hidrolândia, Corumbá de Goiás e Cocalzinho, escolherão os representantes por meio da identificação da digital, um total de 884 mil eleitores.
Segundo o TRE, a estimativa é que, por meio da biometria, o eleitor leve, em média, 1 minuto e 10 segundos para votar. No processo convencional, o tempo médio estimado é de 40 segundos. Apesar de mais demorado, o voto biométrico é considerado mais seguro, pois impede que uma pessoa vote no lugar de outra.
Fonte: G1