A Secretaria de Saúde (SES) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e Centro Cultural Gustav Ritter realizará na próxima terça-feira, dia 19, uma mobilização relâmpago para conscientizar a população sobre a doação de órgãos. O Flash Mob Um Herói de Verdade Nunca Morre reunirá mais de 120 pessoas a partir das 8 horas, na Praça Cívica, em Goiânia.
De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de pelo menos 25 pessoas. Podem ser transplantados rins, coração, fígado, pulmão, intestino, pâncreas, tecidos, córnea, osso, tendão, pele, músculo. Alguns podem ser doados em vida, outros apenas após a morte encefálica, quando o paciente ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o funcionamento dos órgãos mantido com aparelhos.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, O Brasil atingiu a marca de 23.397 transplantes em 2011. Foram registradas 2.207 doações no ano passado e 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 27 mil pessoas aguardam por transplante no País.
Fonte: Goias Agora