A ciência deu um bom argumento para os que querem dispensar alguns alimentos das refeições. Segundo pesquisas, o fato de rejeitar alguns alimentos por serem amargos pode apontar maior capacidade imunológica. As informações são de pesquisa Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Pessoas que, por exemplo, não gostam de couve de bruxelas e brócolis possuem receptores nasais com maior capacidade para ativar o sistema imunológico contra infecções comuns.
“Se você tem paladar apurado, dificilmente terá sinusite”, diz o médico Noam Cohen. As descobertas foram publicadas no Journal of Clinical Investigation e divulgadas pelo Daily Mail.
Essa versão do receptor de sabores é chamada de TAS2R38 e não é encontrado em cerca de um terço da população. Segundo os pesquisadores, a informação pode levar a tratamentos mais eficientes contra sinusite crônica, que afeta uma em cada 10 pessoas.
Substâncias produzidas por uma bactéria comum chamada Pseudomonas aeruginosa ativam os receptores TAS2R38 que alertam o corpo sobre a invasão e resultam na produção de produto que mata essas bactérias.
A pesquisa foi feita sobre apenas um dos 25 receptores de substâncias amargas. Outros estudos serão feitos sobre os demais receptores.
Fonte: Terra