O vice-governador José Eliton, juntamente com a comitiva goiana, se reuniu nesta quinta-feira, dia 6, com o Grupo da Amizade da América Latina na cidade de Wellington, na Nova Zelândia. No encontro, o parlamentar e presidente do Grupo da Amizade Hon Trevor Mallard, apresentou a comitiva o interesse do país em atrair estudantes brasileiros para o intercâmbio.

O governo da Nova Zelândia tem buscado novas medidas para atrair estudantes brasileiros para o país. Atualmente, apenas 7% dos estudantes que buscam o intercâmbio vão para o país, enquanto na Austrália, por exemplo, estão 35% desses acadêmicos.

 O presidente do Grupo Hon Trevor, disse que já esteve no Brasil em busca de parcerias para mudar essa realidade. Hon Trevor, que já foi ministro da educação por nove anos, diz que atualmente duas universidades do país já tem parceria com a PUC de São Paulo. As universidades neozelandesas oferecem benefícios para os brasileiros que pretendem fazer doutorado no país. “Eles são tratados como alunos neozelandeses. Podem, inclusive, trazer esposa e filhos, que têm acesso gratuito a saúde e educação”, explicou.

 O vice-governador José Eliton, disse ter grande interesse em incluir a Universidade Estadual de Goiás (UEG) nesse programa, atualmente a UEG atende gratuitamente aproximadamente 80 mil estudantes. José Eliton acrescentou que é preciso definir os incentivos para os estudantes goianos irem para o país. “Vamos sugerir aos secretários de Educação e Ciência e Tecnologia que entrem em contato para poder formar essa parceria”, reforçou o vice-governador.

 O presidente do Grupo da Amizade acrescentou que os estudantes goianos serão bem vindos e que fará o possível para estreitar a relação com o estado de Goiás. Segundo ele, a iniciativa deve incrementar a economia de ambos os países em curto e longo prazo.

Fonte: Assessoria de impresa da Vice-governadoria

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required