O novo primeiro-ministro da Grécia, Lucas Papademos, afirmou nesta segunda-feira que seu governo de união nacional aplicará os compromissos feitos com os credores internacionais para continuar recebendo ajuda econômica externa.

“A principal tarefa deste governo é aplicar as decisões da cúpula (da UE de 26 de outubro)”, disse Papademos no discurso de abertura de um debate parlamentar que culminará na quarta-feira com a votação de uma moção de confiança ao novo Executivo, respaldado por social-democratas, conservadores e ultradireitistas.

“Se essas decisões forem aplicadas e as medidas associadas a elas forem tomadas, a Grécia pode olhar para o futuro com confiança”, acrescentou o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que vai liderar um governo de transição no país.

O programa do governo de união nacional está limitado ao desbloqueio dos 8 bilhões de euros do sexto lote do primeiro resgate financeiro internacional à Grécia – de maio de 2010 -, à ratificação do segundo plano de resgate, estipulado em outubro, e à aplicação das medidas de austeridade determinadas pelo acordo com os credores.

“O apoio europeu depende da aplicação do acordo de 26 de outubro. Não é um ultimato o pedido de que todos os líderes políticos assinem, que se comprometam a respeitar os acordos de 26 outubro. É nossa obrigação com os povos europeus que nos apoiam” destacou Papademos, que deve conduzir um governo de caráter tecnocrata.

A mensagem era dirigida ao líder da oposição Antonis Samaras – da legenda conservadora Nova Democracia (ND) -, que se negou nesta segunda-feira a assinar uma declaração escrita, exigida pela UE, que contenha o compromisso de que o novo governo se compromete a cumprir os acordos.

Samaras declarou aos deputados que não apoiaria mais medidas de austeridade econômica e defendeu mudar a receita para sanear a economia grega, que, em sua opinião, deve deixar a fórmula dos cortes de gastos e altas de impostos para outra que favoreça o crescimento.

Fonte:

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required