A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia da Criança 2011, divulgada pela entidade, apurou que 53% dos varejistas de todo o País esperam aumentar o faturamento na data, na comparação com igual período de 2010. No ano passado, 57% dos entrevistados manifestaram essa mesma opinião. A pesquisa entrevistou 1.015 varejistas em todo o País, incluindo Goiás, no período de 1º a 12 de setembro. 
Na avaliação dos especialistas da Serasa Experian, a redução dos otimistas, sobre o Dia da Criança do ano passado, se deve ao ambiente macroeconômico distinto entre as datas. Em 2010, a economia brasileira crescia vigorosamente e este ano há muitas preocupações no cenário: inflação, recente valorização do dólar e incertezas globais diante das crises dos Estados Unidos e países da Europa. Esses fatos parecem se sobrepor ao novo ciclo de queda dos juros básicos do País e fazem com que os varejistas adotem a cautela.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro, confirma que, embora mais cauteloso, o lojista ainda é otimista em relação às vendas do Dia da Criança. A estimativa é vender entre 6% e 7% a mais do que no ano passado. “O apelo do mercado infantil é muito forte, muitas mães estão empregadas e, por isso, a criança não vai ficar sem presente”, diz. Apesar das notícias sobre a economia nacional e internacional recomendarem a cautela, a data ainda não será prejudicada, acredita.
Segundo pesquisa, os varejistas do Centro-Oeste ocupam a segunda colocação entre os mais otimistas, com 57% do total. Os mais otimistas são os do Nordeste, com 59%. Foi apurado ainda que as grandes empresas de varejo estão mais otimistas, o que, segundo os economistas da Serasa Experian, se deve à característica dos negócios que oferecem melhores condições de financiamento nesse período de juros e riscos ainda elevados.
Esse é o caso da rede Harry’s Brinquedos, que tem seis lojas em Goiânia e no interior e pretende abrir mais dois pontos de vendas no Estado no próximo mês. Segundo o gerente da loja que funciona no Goiânia Shopping, Itamar Bueno, a expectativa da rede é que as vendas relativas ao Dia da Criança registrem crescimento de cerca de 30% sobre a mesma data do ano anterior. As lojas já estão bem abastecidas de brinquedos e devem ainda receber mais mercadorias até a próxima quinta-feira, dia 6. 
Mais cobiçados
Os itens que devem ter maior saída, conforme o gerente, são as bonecas da linha Barbie, para as meninas, e os carrinhos e pistas Hot Wheels, para os meninos. O tíquete médio costuma ser de R$ 50 e a maior parte dos clientes está pagando com cartão de crédito.
O gerente informa que a movimentação de adultos e crianças na loja já cresceu devido à proximidade do Dia da Criança. Muitas pessoas preferem comprar antecipadamente o brinquedo para evitar a correria e o tumulto da véspera da data. A administradora de empresas Lidiane Melo, acompanhada do filho Arthur, de 5 anos, esteve ontem na loja de brinquedos para pesquisar preços e verificar as opções à venda. Ela pretende comprar o presente solicitado pelo menino, a pista Tubarão da Hot Wheels, que custa R$ 129,90, em torno do próximo dia 10.
Conforme a pesquisa da Serasa Experian, para os varejistas, 70% dos presentes neste Dia da Criança serão brinquedos, vindo em seguida celular e smartphone (9%), eletrônicos (7%), roupas, sapatos e acessórios (5%), jogos eletrônicos (5%), produtos de informática – tablets, notebooks, computadores (2%), chocolates e doces (1%) e artigos esportivos (1%).
 
Fonte: O Hoje

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required