A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta segunda-feira (1º), a Operação Nosferatu, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que teria desviado quase R$ 11 milhões de recursos públicos do SUS, descentralizado para a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) entre 2009 e 2012.
Foram cumpridos 21 mandados de busca de apreensão e 16 mandados de intimação nas cidades de Teresina, Esperantina/PI, Timon/MA e Fortaleza/CE. Ainda não há informações, ainda, de quantas prisões teriam sido feitas no município de Timon. Auditores da Controladoria Geral da União (CGU) auxiliaram no cumprimento dos mandados.
A investigação aponta a existência de pagamentos ilícitos feitos a seis empresas, inclusive uma firma pertencente a um servidor da Sesapi. A quadrilha desviou R$ 10,9 milhões no período de 2009 a 2012, feito por um servidor lotado em uma das gerências do órgão. Segundo a investigação, foram feitos pagamentos ilícitos para seis empresas, inclusive para a firma do próprio servidor.
A PF investiga os crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, além de outros que possam ser caracterizados no decorrer da investigação.
O nome da operação faz referência ao filme homônimo clássico do expressionismo alemão, de 1922, baseado no romance ‘Drácula’.
Fonte: Polícia Federal – Teresina/PI