Polícia Federal identificou os quatro torcedores do Corinthians envolvidos em um caso de agressão nesta segunda-feira, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Eles são acusados de agredir os árbitros da partida contra o América-MG, disputada no domingo, com vitória do adversário por 2 a 1.
Os quatro torcedores prestaram depoimento e fizeram exame do corpo de delito no Posto da Polìcia Federal no aeroporto. Eles ficaram detidos desde o meio da tarde até por volta de 22 horas desta segunda-feira.
De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo de torcedores foi enquadrado no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor – “promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos”.
Agora, o processo ficará nas mãos da PF por dez dias, até que seja finalizado e encaminhado à Justiça. A pena prevista para esse tipo de infração é de um a dois anos de prisão, segundo o Estatuto do Torcedor; porém, a sentença condenatória deve ser revertida em um impedimento de comparecer às proximidades de estádios por um prazo entre três meses e três anos. Entenda o caso – Nesta segunda-feira, o árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima confirmou ao ESPN.com.br que Altemir Hausmann, seu auxiliar no jogo desse domingo entre América-MG e Corinthians, foi agredido por torcedores corintianos no desembarque no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“Tivemos um probleminha com torcedores do Corinthians, mas nada de muito grave. Teve um contato físico sim, mas não comigo, com o Altemir”, disse Jean Pierre. Os torcedores do Corinthians viajaram de Uberlândia, local do jogo de domingo, para São Paulo no mesmo voo que o trio de arbitragem – Julio Cesar Rodrigues Santos também estava presente.
Jean Pierre preferiu não dar mais detalhes sobre o ocorrido e afirmou que ele e seus auxiliares estão averiguando o que farão sobre o incidente. “Preferimos dar informações mais detalhadas mais tarde”, explicou.
Durante a partida, o árbitro foi muito questionado quanto aos dois pênaltis marcados na vitória do América-MG por 2 a 1. Primeiro, ele viu falta do corintiano Alessandro em Kempes dentro da área – na realidade o lance se desenvolveu fora da área. Em seguida, ainda na etapa inicial, o Corinthians empatou o jogo em lance também duvidoso de Amaral, do América, sobre Emerson.
Fonte: O Estada de São Paulo