A população da China está envelhecendo. Até 2050, segundo dados das Nações Unidas, mais de um quarto dos chineses terá mais de 65 anos de idade. Com o envelhecimento da população do país, as gerações mais jovens carregarão um fardo sem precedentes, apontam especialistas.
Menos crianças
No fim dos anos 70 e no começo dos anos 80, o governo passou a defender um estilo de vida conhecido como “mais tarde, mais longo e menos” – em referência a casamentos mais tardios, períodos mais longos entre cada gravidez e menos crianças.
As autoridades também instauraram a polêmica política de um filho por casal. O conjunto de medidas foi tomado com vistas a inibir o crescimento populacional e modernizar a economia.
Atualmente, as chinesas têm menos filhos, mas o fato de uma geração menor seguir-se a uma explosão populacional – aliado à crescente expectativa de vida no país – significa que até 2050, para cada cem cidadãos entre 20 e 64 anos, existirão 45 com mais de 65 anos, em comparação com apenas 15 hoje em dia, indicam estimativas.
Fonte: BBC