Distribuição obedece a lei municipal que determina que empresas públicas e privadas forneçam gratuitamente filtro solar aos funcionários que trabalham expostos ao sol
A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), começará a distribuir protetores solares de no mínimo fator 30 a todos os servidores que executam os serviços expostos ao sol. A obrigação é regida por uma lei municipal, que determina que empresas públicas e privadas forneçam gratuitamente o filtro solar e tem como objetivo prevenir o câncer de pele.
Na próxima segunda-feira, dia 7, às 9h30, o uso dos protetores será demonstrado à imprensa no ponto de apoio localizado na Avenida Independência número 2.336 (em frente ao Supermercado Wall Mart). Junto com as luvas, capacetes, uniformes e botas, o filtro solar será um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a instituição que não fornecê-lo ao seus empregados pagará multa.
O servidor João Rabelo da Silva, que realiza limpeza nas margens dos córregos, concorda com a lei estabelecida e entende que a entrega dos produtos é uma proteção para a saúde dos trabalhadores que exercem as suas funções durante o dia. “Eu acho justo entregarem para nós os protetores, porque iremos nos proteger. Ficamos muito tempo expostos as raios solares”, disse.
O presidente da Comurg, Luciano Henrique de Castro, disse que a entrega dos protetores é uma forma de preservar a saúde daqueles que colaboram na organização da cidade. “A Comurg trabalha todos os dias, nos períodos diurno e noturno, para manter a cidade com a qualidade de vida determinada pelo prefeito, Paulo Garcia. A entrega dos filtros solares é uma preocupação que a Prefeitura de Goiânia tem com a saúde e a segurança dos trabalhadores”.
O projeto de lei de autoria do vereador dr. Gian (PTC) que obriga empresas privadas a fornecerem gratuitamente protetor solar aos seus funcionários que trabalham expostos ao sol. O parlamentar, que também é dermatologista, “é muito importante para aqueles trabalhadores que ficam mais de 30 minutos expostos ao sol”. Ainda segundo dr. Gian, o objetivo do projeto surgiu da preocupação da alta incidência de câncer de pele em nossa região. “O intuito é evitar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção constante da doença”, afirma o vereador.
fonte: prefeitura goiânia