Com intuito de avaliar os preços do combustível praticados atualmente pelos postos após o reajuste do Governo Federal, o Procon Goiás está visitando desde segunda-feira 55 postos de combustíveis de Goiânia, o que representa mais de 20% dos estabelecimentos na capital. O órgão verifica os preços da gasolina comum, gasolina aditivada, diesel e etanol, cujos preços médios e individuais serão comparados com os dados levantados pelo órgão em julho de 2012.
O reajuste concedido pelo Governo Federal no último dia 29 de janeiro para o preço da gasolina foi o de 6,6%, e do diesel 5,4%. Mas como a comparação será feita com base nos preços praticados em julho de 2012, os estabelecimentos que porventura apresentarem reajuste acima do concedido serão notificados pelo Procon Goiás para apresentarem documentos fiscais, onde serão feitas análises criteriosas, com cruzamento de dados entre as refinarias, distribuidores e postos de combustíveis. Assim, será possível avaliar se o reajuste foi aplicado antes da efetiva compra do produto com o respectivo aumento.
Com a divulgação da pesquisa, prevista para amanhã, a partir das 7 horas, além dos preços praticados por cada estabelecimento, as variações encontradas entre o menor e maior preço em cada tipo de produto, o reajuste médio aplicado, bem como o reajuste individual de 39 postos que fizeram parte da pesquisa de julho de 2012, o órgão também divulgará diversas orientações de interesse do consumidor sobre seus direitos com relação ao produto pesquisado, bem como vai analisar se ainda o etanol, na capital, está sendo mais vantajoso para o consumidor.
Fonte: Goiás Agora