Policiais Civis da Denarc (Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos) prenderam em flagrante no último dia 2, quarta-feira, cinco pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Foram três meses de investigação até chegarem ao grupo composto pela professora da rede municipal de ensino de Goiânia Jackeline Marielly Martins Rosa, 29 anos; seu namorado, Wander Ribeiro Orlando, 27 anos; Willian Ribeiro Orlando, 23 anos; Yuri Rodrigues Arantes, 19 anos; Ricardo de Oliveira Santos, 30 anos; e Auta de Oliveira Santos, 39 anos. A equipe apreendeu com os suspeitos cerca de quatro quilos de pasta-base de cocaína, seis veículos usados para a atividade criminosa e R$ 2.619. A apresentação dos envolvidos foi realizada nesta sexta-feira, 4, pelo delegado Alécio Moreira.
Conforme apurado pelos policiais, o tráfico de drogas, com destaque para a pasta-base, era praticado por Wander, que era auxiliado por seu irmão Willian e por sua companheira Jackeline, todos naturais de Brazabrantes (a 42 km da capital). Jackeline e Willian fingiam ser um casal para comercializar os entorpecentes, carregando consigo o filho recém-nascido de Jackeline e Wander, disfarçando dessa forma o crime para ludibriar possíveis ações policiais. Os três eram coordenados por Ricardo, que atualmente se encontra preso na POG (Penitenciária Odenir Guimarães – antigo Cepaigo) por tráfico de drogas. Sendo assim, Wander Ribeiro atuava como uma espécie de gerente, ele fazia a distribuição da droga e repassava parte do lucro a Ricardo, por meio da irmã dele, Auta, dona de uma distribuidora de bebidas no Bairro Vitória, em Goiânia. A lavagem do dinheiro oriundo do crime era realizada no estabelecimento de Auta.
A droga era preparada na residência da mãe de Wander, também no Bairro Vitória. Dentre os vários veículos destinados à prática ilícita, Wander usava uma Toyota/Hilux preta e um Corsa preto, registrado em nome de Jackeline. Mais quatro veículos utilizados pela quadrilha foram encontrados guardados em uma casa no município de Goianira, a 32 km de Goiânia – uma camionete Ford F-250 (repleta de aparelhos de som), um Fiat Pálio branco, uma moto Yamaha YBR prata e uma Honda CB 300R vermelha. Os veículos estão registrados no nome de Wander ou de Ricardo, sendo que a motocicleta Honda está no nome de Klesia Milene Ferreira Silva, esposa de Ricardo, que está foragida.
Prisão
Ao ser detido, Wander, que estava junto com Jackeline e o bebê, realizava a troca de uma pasta-base para Yuri, na Praça dos Violeiros. A droga estaria com qualidade inferior à desejada pelo cliente. Nesse momento, a equipe fez a abordagem dos três e apreendeu mais outros 500 gramas de pasta-base que estavam dentro da mochila de Yuri; sendo que no interior da camionete de Wander os policiais encontraram mais 500 gramas da droga.
A equipe então seguiu com os suspeitos para a casa da mãe da Wander, onde encontraram diversos tabletes de pasta-base e também cocaína refinada, pesando mais de três quilos. Foram apreendidas ainda duas balanças digitais, uma prensa e 18 munições calibre 380 e cinco calibre 38. Os R$ 2.619 foram apreendidos com Auta.
Ricardo, Yuri e Wander ficaram em silêncio durante o depoimento. Jackeline, Auta e Willian negaram praticar tráfico de drogas. No grupo, somente Ricardo, que já se encontra preso, possuía passagem.
Fonte: Jornal Opção