Cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas nesta quarta-feira nas manifestações antiamericanas, cada vez mais violentas, em Cabul, depois que exemplares do Alcorão foram encontrados queimados no lixo de uma base americana.
Uma pessoa morreu nos incidentes na capital e outra em Jalalabad (leste), segundo os serviços médicos. Outras três pessoas morreram no distrito de Shinwar, província de Parwan (ao norte de Cabul), indicou a porta-voz da administração provincial, Roshna Jalid.
Dez pessoas foram internadas no hospital de Jalalabad com ferimentos de bala, segundo Ali. Já em Cabul, fontes do governo informaram que 11 manifestantes foram atingidos por tiros.
Ontem, cerca de 2 mil afegãos protestaram em frente à base militar de Bagram. A multidão gritou palavras de ordem contra estrangeiros e atirou pedras na direção de soldados. Um helicóptero americano foi acionado para tentar dispersar as pessoas.
O principal general da Otan no Afeganistão, John R. Allen, pediu desculpas pelo incidente e emitiu comunicado ao povo afegão anunciando que iniciou uma investigação sobre o que chamou de manuseio indevido de símbolos religiosos islâmicos, incluindo o Alcorão.
“Nós estamos investigando detalhadamente o incidente e tomando as medidas para garantir que nunca aconteça de novo. Eu garanto a vocês…Eu prometo a vocês…que isso NÃO foi intencional de nenhuma maneira”, diz o comunicado do general Allen.
Fonte: Terra