Uma análise sobre as intoxicações exógenas entre os anos 2007 e 2010, feita pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde (Cerest), constatou que o número de profissionais expostos a produtos tóxicos no trabalho aumentou de 88, em 2007, para 162 em 2010.
As intoxicações provocadas por acidentes com produtos agrotóxicos no período analisado chegam a um total de 1.177 casos. Os municípios com os maiores números de casos de Intoxicações exógenas notificados nesse período são Jataí (784), Anápolis (932), Formosa (447), Goiânia (870) e Goiatuba (591).
Agrotóxicos e outros produtos tóxicos em geral fazem parte da lista dos mais importantes fatores de risco para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente. São utilizados em grande escala por diversos setores produtivos como agropecuário, construção civil, tratamentos de madeiras para construção, indústria moveleira, armazenamento de grãos e sementes, produção de flores, combate às endemias e epidemias.
Entre os profissionais expostos aos agrotóxicos estão: trabalhadores rurais, os da saúde pública, de empresas dedetizadoras, de transporte, comércio e indústria de síntese. A população em geral também está exposta, seja por meio de resíduos em alimentos, de contaminação ambiental ou acidental.
Fonte: Goiás Agora