A Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc) recebe, até o dia 30 de abril, as matrículas de jovens de 18 a 29 anos que queiram participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem Urbano). O programa é destinado àqueles que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e que tenham interesse em estudar e receber qualificação profissional. Eles terão aulas noturnas de segunda à sexta-feira, aulas de informática e também receberão auxílio de R$ 100 mensais por um período de 18 meses.

Para fazer a matrícula, o jovem deve procurar uma das 11 escolas da rede pública estadual que oferecerão o atendimento em 10 cidades goianas. Os jovens devem saber ler e escrever. É necessário apresentar cópias da carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de endereço com CEP. Não será cobrada taxa de matrícula.

Objetivos – Ao aderir ao Projovem Urbano, a Secretaria da Educação, segundo o superintendente de Ensino Médio, Fernando Pereira dos Santos, busca atender de forma abrangente uma parcela dos jovens que estão fora das escolas e ainda dar a eles a oportunidade de se qualificarem. “Com o Projovem, estaremos elevando a escolaridade dos jovens que não estão no ensino regular, preparando-os também para uma participação cidadã”, destaca Fernando Pereira. O Projovem Urbano é um programa do Ministério da Educação (MEC) instituído pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

O benefício de R$ 100 por mês será pago a todo aluno que comprovar 75% de freqüência às aulas e ainda tiver um aproveitamento pedagógico também de 75%. Neste ano, o Projovem incluiu no atendimento um serviço adicional aos jovens que têm filhos. Cada escola em que funciona o programa terá uma sala para receber as crianças enquanto os pais participam das aulas. Os estudantes também serão orientados por assistente social que, desde o início do curso, vão incentivar a inserção social dos estudantes, visando contribuir para uma melhoria da qualidade de vida na comunidade.

As escolas inseridas no Projovem Urbano este ano são:
CAIC Novo Gama e Colégio Estadual Novo Gama (Novo Gama)
CAIC José Elias de Azevedo (Santo Antônio do Descoberto)
Colégio Estadual Garavelo Park (Aparecida de Goiânia)
Colégio Estadual Rosa Turisco de Araujo (Anicuns)
Colégio Estadual Cel. Pedro Nunes (Morrinhos)
Colégio Estadual de Águas Lindas (Águas Lindas de Goiás)
Escola Estadual Rafael Nascimento (Santa Helena)
Escola Estadual Caldas Novas (Caldas Novas)
Escola Estadual Dona Gercina Borges Teixeira (Porangatu)
Instituto de Educação Matilde Margon Vaz (Catalão)

Os interessados devem procurar as secretarias das escolas para efetivar a matrícula. Em caso de dúvidas, a Secretaria da Educação atenderá pelo telefone (62) 3201-3222.

Fonte: SEDUC

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required