À tarde, cardeais voltam a se reunir e nova fumaça será emitida pela chaminé da Capela Sistina

A chaminé da Capela Sistina do Vaticano voltou a emitir fumaça preta na manhã desta quarta-feira, indicando que os 115 cardeais reunidos no local para o Conclave papal não chegaram a um consenso sobre quem deverá ser o novo chefe da Igreja Católica. A fumaça foi vista por volta das 11h40 (7h40 de Brasília).

De acordo com o protocolo do Conclave, são realizadas quatro votações por dia, duas pela manhã e duas pela tarde. Como a fumaça só é emitida ao fim de cada turno de votação, isso quer dizer que já foram realizadas três votações – uma na tarde de terça-feira e duas hoje – sem que ninguém alcançasse o mínimo necessário de 77 votos para ser eleito papa.

 Os cardeais seguem agora para um período de intervalo. Ao almoço marcado para as 13h (9h) segue-se um período de descanso. Os cardeais retornam ao Palácio Apostólico às 16h (12h) e retomam os debates na Capela Sistina às 16h50 (12h50).

 Milhares de pessoas aguardavam na Praça São Pedro, sob chuva e temperatura na casa de 9ºC, que o nome do novo papa fosse anunciado. Contudo, logo após a fumaça ser emitida, começou a se dispersar.​

O cerimonial do Conclave papal iniciou na manhã de terça-feira (dia 12), com a realização da missa Pro Eligendo Papa. Na parte da tarde, os 115 cardeais se reuniram na Capela Sistina e prestaram, um por um, juramento de manter segredo durante a duração do processo eleitoral. Em seguida, as portas foram fechadas. Às 19h42 (15h42 de Brasília), a primeira fumaça negra foi expelida, indicando que o primeiro dia acabava sem que um papa fosse escolhido. Os cardeais voltaram a se reunir para a votação por volta das 9h30 desta quarta-feira.

Fonte:Terra

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required