Silvânia, situada na região da Estrada de Ferro, e a 90 quilômetros de Goiânia, sediará a 1ª Semana Tecnológica sobre Fruteiras do Cerrado no período de 17 a 20 deste mês. A iniciativa é da Agencia Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) com a parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Fundater, União Brasileira de Educação e Cultura e o apoio de outras instituições. O encontro tem o objetivo de mostrar a importância do bioma Cerrado e da preservação de fruteiras nativas ou o seu aproveitamento sustentável.
Segundo Magda Alves Leite, componente da equipe do Projeto Fruteiras do Cerrado, no evento haverão cursos de produção de mudas nativas, de artesanato do Cerrado, de produtos de higiene e limpeza com fragrâncias do Cerrado, conservas e licores de frutos do Cerrado, doces e sobremesas, panificação caseira e de salgados e tortas com frutas do Cerrado.
As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas limitadas, segundo adianta os coordenadores da 1ª Semana Tecnológica sobre Fruteiras do Cerrado.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Emater Local de Silvânia – telefone: 62. 3332.1420 ou na Supervisão de Ação Solidária e Segurança Alimentar na Emater Central, em Goiânia.
Programação
Dia 17, terça-feira
Café da manhã, 8 horas, no auditório da UBEC-Centaf e inscrições.
9 horas, composição da mesa 10 às 11 horas –
Palestra Bioma Cerrado, com Léo Lince do Carmo. 11h10min às 12 horas –
Apresentação do Projeto Fruteiras do Cerrado por Magda Alves. 12 às 13h30min – Almoço.13h30min às 14h30min – Palestra Boas práticas de fabricação, por Claudionor Tomaz Severino. 14h40min às 15h40min –
Aproveitamento alimentar das fruteiras do Cerrado, por Janete Alves Soares da Rocha. 15h40min às 16 horas: lanche. 16 às 17 horas –
Apresentação da metodologia da semana tecnológica.
Dias 18, 19 e 20
Curso de Produção de mudas nativas, apresentando as técnicas de produção de mudas para implantação de viveiros de fruteiras nativas. Horário: 8 às 17 horas.
Curso de Artesanato do Cerrado na Central de Associação dos Pequenos Produtores de Silvânia, das 8 às 17 horas. Instrutores: Euza Naves e Maria Costa.
Curso de Produtos de Higiene e Limpeza com fragrâncias do Cerrado. O curso mostrará como se fabrica shampoo, sabonete, cremes, produtos de limpeza entre outros. Instrutoras: Maria Aparecida Pereira e Maria Madalena Résio.
Curso de conservas e licores de frutos do Cerrado – Haverá o fabrico de licores de pequi, baru, cagaita, murici e outros, além de conservas. Mesmo horário dos demais cursos e tendo como instrutoras Ivony de Castro e Francisca Nilzete Silva.
Curso de doces e sobremesas – as instrutoras Maria José Chaves e Mariza Geralda mostrarão como se fabrica compotas, geleias, doces pastosos, pudins, sorvetes, utilizando frutos do cerrado.
Curso de Panificação caseira com frutos do cerrado. As instrutoras Enilda Castro e Rosa Maria mostrarão aos participantes como se faz pães integral com farinha de jatobá, baru, bolos, biscoitos, de queijo com pequi e outros.
Curso de Salgados e Tortas com frutos do Cerrado com o uso de farinha de jatobá, baru, pequi e outros. Dia 20, terça-feira, às 15,30 horas, encerramento, com exposição dos produtos dos cursos e coquetel Sabor do Cerrado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater