Um dos dois principais suspeitos pelas explosões na Maratona de Boston, que deixaram três mortos e mais de 170 feridos na última segunda-feira (15), foi morto após ser capturado durante megaoperação policial na cidade de Watertown, nos arredores de Boston, em Massachusetts (EUA), na madrugada desta sexta-feira (18).
“Um dos suspeitos morreu, o outro está solto, armado e é perigoso”, confirmou o comissário da polícia de Boston, Edward F. Davis. De acordo com a polícia, o suspeito –cuja identidade não foi revelada– que aparece nas imagens divulgadas pela FBI (polícia federal norte-americana) com um boné preto foi baleado durante o confronto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
“Nós acreditamos que esse homem é um terrorista. Acreditamos que ele veio até aqui para matar pessoas”, declarou o comissário. Ainda segundo ele, o suspeito praticou um assalto a uma loja de conveniência na noite desta quinta-feira (18).
Um segundo suspeito pelos ataques durante a Maratona de Boston –que aparece à esquerda na imagem, de boné branco– está sendo procurado pela polícia em Watertown. A identidade desse suspeito também é desconhecida
A polícia do Estado de Massachusetts pediu, por meio de sua conta oficial no Twitter, que os moradores de Watertown não saiam de suas residências e só abram a porta de casa para a polícia.
Suspeitos possuíam armas e detonaram bomba
De acordo com reportagem do jornal “The New York Times”, dois moradores contaram à polícia que presenciaram o momento em que dois jovens, com armas e explosivos no que pareciam ser mochilas, entraram em confronto com dezenas de policiais em uma rua de Watertown.
Um policial de trânsito chegou a ser baleado, informou um porta-voz da polícia, Dave Procopio. Segundo ele, o oficial está em estado grave.
Andrew Kitzenberg, 29, disse que viu os dois suspeitos trocando tiros com a polícia. Segundo ele, a dupla estava de posse de uma grande bomba.
“No meio do tiroteio, eles acenderam a bomba e jogaram”, lembra. Andrew falou ainda que o artefato explodiu, e um dos jovens correu em direção ao local onde havia policiais. O suspeito foi derrubado, mas Kitzenberg não soube dizer se ele foi baleado.
Outra moradora, Loretta Kehayias, 65, contou que a explosão “iluminou toda a casa. Eu gritei. Eu nunca vi nada como isso, nunca, nunca, nunca.”
Ainda segundo o morador Andrew Kitzenberg, o outro jovem entrou em um carro e fugiu. O porta-voz da polícia, Dave Procopio, informou que um suspeito foi levado para um hospital da região e outro está “à solta”. Ele confirmou que foram encontrados explosivos e que as unidades antibomba foram acionadas.
Moradores relatam confronto entre suspeitos e polícia
Moradores da cidade relataram que a madrugada foi de caos em Watertown por causa da grande operação realizada pela polícia. Muitos contaram que ouviram vários tiros e explosões por volta de 1h (0h horário de Brasília).
