O terremoto que afetou a Costa Rica nesta quarta-feira teve sua magnitude revisada para 7,6 na escala Richter. De acordo com a Cruz Vermelha, ainda não há vítimas do tremor.
A informação foi confirmada pela presidente Laura Chinchilla, dizendo, em sua conta no microblog Twitter, que ainda não há mortos por causa do terremoto.
Um alerta de tsunami ainda é mantido na Costa Rica e em Nicarágua, El Salvador, Honduras, México, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru. Os cientistas ainda não têm informações se o fenômeno ocorreu no oceano.
No entanto, o Chile suspendeu o aviso de ondas gigantes por volta do 13h30 locais (mesmo horário em Brasília). O país foi afetado por ondas gigantes em um terremoto em 2010.
Inicialmente, o abalo teve 7,9 de magnitude, registrada no momento do abalo pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Também foi revisada a profundidade do tremor, que ocorreu a 41 km abaixo do nível do mar.
SUSTO
De acordo com as informações da imprensa local, não houve vítimas nem danos graves, tanto na região de Samara, próximo ao epicentro, como na capital San José, a 150 km do local onde foi registrado o tremor.
No entanto, a população local ficou assustada com o terremoto, um dos maiores dos últimos 50 anos.
Por volta das 8h45 locais (11h45 em Brasília), prédios da cidade foram esvaziados e os moradores tiveram que esperar nas ruas até que fosse autorizada a volta ao trabalho.
Devido ao aumento do tráfego, a rede de telecomunicações funciona com dificuldades e foi interrompida por meia hora. Algumas áreas do país também registraram cortes de energia elétrica.
Na península de Nicoya, onde fica o epicentro, moradores disseram que a situação na área é tranquila, apesar do susto.
Fonte: Folha