O município está localizado no Mato Grosso Goiano, a margem direita do rio Araguaia, com suas praias de areia branca que atrai milhares de turistas vindo de todo Brasil em épocas de temporada. Sendo a única praia em zona urbana, oferecendo assim toda a infraestrutura da cidade.
Separada dos municípios mato-grossenses Pontal do Araguaia e Barra do Garças pelo Rio Araguaia e Rio Garças, possui no turismo sua maior fonte de renda e atratividade. E um grande atrativo que vem encantando a todos os visitantes são as propriedades medicinais de suas águas quentes, além de atrair novos empreendimentos.
Turismo Ecológico em Aragarças
• Festival de Praia:
Entre os meses de julho e setembro, quando as águas do Rio Araguaia baixam, formando extensas praias de areia fina, alegria é o que não falta em Aragarças. Cenário ideal para diversas práticas desportivas, a cidade se enche de luz e cores para receber os turistas e garantir alto-astral para todos com shows na beira da praia.
• Rio Araguaia:
Em seus mais de 2 mil quilômetros de margens, milhares de turistas disputam espaços privilegiados nas enormes praias de areia branca e fina.
Uma das opções de lazer no rio é são os safáris fotográficos por um longo percurso do rio, feitos em canoas a remo. O passeio percorre matas e lagoas e dá à viagem, um ritmo fascinante. A pescaria no rio Araguai não é permitida em três regiões: no Remansão, Lago do Fuzil e Lago Jurumirim, por serem tabuleiros de desova da tartaruga da Amazônia. A pesca nas outras regiões do rio só é permitida com licença de pesca amadora e com caniço, linha de mão ou molinetes e não pode ser feita sobre cardumes.
Todas as embarcações devem ser registradas na Capitania do Portos.