As vendas do setor de eletroeletrônicos crescerão entre 10 e 15% no quarto trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula.
Para 2012 todo, ele prevê uma média de crescimento de em torno de 15%, em relação a 2011. Kiçula preferiu não dar nenhuma previsão para 2013.
Questionado sobre uma eventual prorrogação da alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor, ele afirmou que, se não houver a continuidade da redução do imposto de forma perene, o setor não continuará crescendo da mesma maneira.
“Estou apostando numa queda do IPI, não numa renovação. É natural, tem que cair, o conceito é permanente”, afirmou Kiçula. O governo reduziu as alíquotas do imposto para uma série de produtos, incluindo a chamada linha branca, como fogões e refrigeradores. A desoneração para eletrodomésticos deixa de valer no dia 31 de dezembro.
O presidente da Eletros esteve reunido com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em almoço de confraternização pelo aniversário de 18 anos da empresa.
Fonte: Uol