O vice-governador José Eliton abriu hoje, durante café da manhã, a semana de comemorações dos 65 anos de fundação do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen), que fica na Avenida Contorno, nº 3.556, Jardim Bela Vista, em Goiânia. O vice-governador disse que o objetivo do governo é tornar o Lacen em unidade de referência para o Brasil e destacou o avanço alcançado na prestação dos serviços de saúde pública da rede estadual em 2012, que só foi possível após os ajustes administrativos e o reequilíbrio das contas públicas.
José Eliton lembrou que até o ano passado o caos na saúde figurava nas páginas dos jornais, mas que com adoção do modelo de administração das unidades de saúde pública através das Organizações Sociais, o atendimento à população hoje já é outro e vai avançar ainda mais. “A população já começa a colher os frutos das mudanças e é bom ressaltar que o governo, ao adotar esse novo modelo, não abriu mão de sua política de saúde. Muito pelo contrário, criou condições para que essa política seja implantada”, disse.

Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás

O Lacen foi criado com a missão de participar das ações de vigilância em saúde, realizar análises laboratoriais com qualidade, coordenar a Rede Estadual de Laboratórios e gerar informações para a melhoria da saúde pública, como preconiza a Lei nº 27, de 29 de novembro de 1947.
O Laboratório Central de Goiás atua nas áreas de biologia médica, meio ambiente, controle de qualidade de produtos, saúde do trabalhador e assistência médica de alta complexidade. Na parte de vigilância epidemiológica, o Lacen é considerado fundamental na prevenção de controle de doenças como dengue, Aids, H1N1, hantavírus e rotavirus.

Fonte: Goiás Agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required