noticias

Estudo: A Maldição do Confiado

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. – II Coríntios 3.5.

Quanto à nossa relação com Deus, por natureza, não somos capazes sequer de pensar corretamente. Tampouco conseguimos controlar nossa mente. Então, que podemos fazer? Oxalá pudéssemos compreender e recordar de uma vez por todas, que por nós mesmos não podemos fazer absolutamente nada quanto à nossa relação com Deus! Teríamos uma paz imensa, pois dependeríamos totalmente da ajuda Dele. Na realidade, Ele é o que faz todas as coisas em todos nós. Você consegue imaginar como seríamos se pudéssemos realmente crer nisso em todos os momentos de nossa vida? Mas a realidade é bem diferente disso. Quando as tentações e os tropeços se nos interpõem, as almas mais sensíveis se enchem de indignações contra si mesmas, culpando-se pelos fracassos. Elas assim pensam: “Ah, mas eu tivesse vigiado mais, orado mais… então eu teria vencido essa e aquela tentação. Mas, eu sou tão irresponsável… tão néscio… porque sou assim?”.
Você não sabe por quê? Você se esqueceu de que “não somos capazes de pensar alguma coisa” correta por nós mesmos quanto à nossa comunhão com Deus? Não é fácil vigiar, quando não temos o controle sobre os pensamentos. A verdadeira vigilância consiste em que alguém não confie em si mesmo, mas sim que reconheça seus pecado e suas limitações, para assim poder confiar em Deus acima de todas as coisas.
A falta de capacidade de pensarmos corretamente é o resultado da nossa queda no pecado. Toda a natureza humana foi transtornada, e nossa alma sofreu a destruição de suas boas qualidadesinerentes da imagem e semelhança de Deus. É fundamental que você entenda e creia que tua natureza humana está pervertida, e seguirá contaminada com o veneno do pecado por toda a tua vida. Você não poderá mudar tal desgraçada situação. É inútil que se esforce nisso. Quanto antes você aprender a desconfiar de suas próprias obras e pensamentos, e deixar de esperar alguma coisa boa de si mesmo e dos demais, mais rapidamente você receberá o consolo e a paz de Deus. Que conforto sentiremos quando desconfiarmos de nós mesmos e dos outros, e esperarmos tudo o que é bom somente de Deus! Esta é a Palavra do Senhor, um repouso para nossas almas. Quando nos dermos por vencidos ao entender que não podemos fazer nada por nossa salvação, e nos entregarmos completamente à misericórdia de Deus em Cristo Jesus, será quando receberemos tudo, gratuitamente.

Amado Pai Celestial, dá-nos bons climas e boas colheitas, para que recebamos o pão nosso de cada dia. Amém.

Por: Sóstenes Ferreira da Silva

Mais

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close