noticias

ONU pede investigação independente sobre abusos da PM em protestos

A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta terça-feira (17) que o Brasil promova uma investigação independente para apurar excessos da Polícia Militar na repressão às manifestações iniciadas na semana passada.

A cobrança foi feita em comunicado emitido pelo Alto Comissariado para os Direitos Humanos. O documento pede às autoridades que garantam a realização de protestos pacíficos em todo o país.

“Instamos o governo do Brasil a tomar todas as medidas necessárias para garantir o direito à manifestação pacífica e evitar o uso de força desproporcional nos protestos”, afirmou a ONU, em nota divulgada em Genebra.

“Convocamos as autoridades a instalar investigações breves, independentes e imparciais sobre os relatos de uso excessivo de força.”

A ONU também pediu que os manifestantes não promovam atos de violência, fazendo referência a conflitos registrados na noite de segunda-feira no Rio e em Belo Horizonte.

As Nações Unidas cumprimentaram a presidente Dilma Rousseff por ter afirmado que as manifestações pacíficas são legítimas e a polícia de São Paulo por ter vetado o uso de balas de borracha na segunda-feira.

O documento atribui os protestos a duas bandeiras principais: o aumento das tarifas de transporte público e os gastos com a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

Clique na imagem para ampliar:

Fonte: Folha/ Uol

Mais

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close