Estudos

PERFEITA UNIDADE – FONTE DA VIDA

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:20-23

Creio que a unidade no corpo de Cristo tem sido um dos maiores desafios da igreja nestes dias. Certamente a unidade não é obra de homens, mas do Espírito Santo atuando em corações constrangidos e quebrantados diante do amor de Deus.
Desafio maior ainda é a unidade do líderes da igreja contemporânea, dentro de suas denominações e entre as denominações que servem a Deus tão fervorosamente.
Sempre entendi que antes da unidade devemos ter identidade, e a partir da identidade promover a unidade numa base de respeito, confiança e amor. Unidade não significa uniformidade e nem anular sua identidade, mas ter um propósito maior que nos une, apesar de nossas diferenças de identidade . Este propósito deve ser promover o reino de Deus e santificar e engrandecer o nome do Senhor Jesus nesta geração!
No evangelho do apóstolo João o Senhor Jesus estabelece o modelo da unidade entre Ele e o Pai , para ser imitada. Gostaria de incluir neste modelo a pessoa do Espírito Santo, que junto com o Pai e o Filho compõe a trindade de Deus.
Vemos que no início o Pai , o Filho e o Espírito Santo estabeleceram o propósito da criação do homem para habitar no jardim do Edén:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27
Mesmo após a queda do homem, os três permaneceram unidos, no propósito de resgatar a humanidade proporcionando a salvação através do sangue de Jesus.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
A unidade do Pai , Filho e Espírito Santo foi sempre com um propósito definido. Portanto a igreja deve se unir para alcançar este mesmo propósito, que é evangelizar a nossa geração e estabelecer o reino de Deus , confrontando o reino das trevas.
Além do propósito, vemos cada um desempenhando seu papel par o sucesso desta missão.
O Pai enviou seu filho unigênito em total confiança, delegando a Jesus toda autoridade para realizar sua obra , e manifestar sua Glória para a humanidade perdida.
O Filho ofereceu sua vida como expiação dos nossos pecados, em obediência plena ao pai. Sempre viveu para agradar a vontade do Pai. E por isso Deus o exaltou sobremaneira, através da ressurreição , concedendo a Ele toda a sua Glória!
O Espírito Santo está agindo hoje na igreja para exaltar e engrandecer o nome do Pai e do Filho, revelando o amor e o poder do evangelho! O Espírito que convence do pecado, da justiça e do juízo:
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
João 16:8-11
Vemos portanto a perfeita unidade entre o Pai , o Filho e o Espírito Santo para realizar a grande obra de redenção da humanidade.
Devemos portanto seguir este modelo celestial e buscar viver em unidade com os irmãos de nossa igreja e do corpo de Cristo na face da terra. Isto será possível se:
• Todos priorizarem um propósito maior que é estabelecer o Reino de Deus santificando e engrandecendo o seu nome na terra.
• Entendermos nosso papel neste projeto e realizá-lo sob a poderosa mão de Deus
• Valorizar e respeitar o papel que outros irmãos estão realizando
• Entender que a vitória individual depende da vitória coletiva , como igreja do Senhor na face da terra.
• Dedicar toda honra e toda glória a Jesus , que derramou seu sangue em favor da sua igreja.
Este é um grande desafio para nossa geração!

Bp. Paulo Sérgio

Mais

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close
Close