noticias

Seduc Goiás abre Processo seletivo para contratar pais ou responsáveis por alunos nas escolas estaduais

Os selecionados atuarão na execução de ações que promovam o envolvimento das famílias no cotidiano escolar dos estudante.

 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza processo seletivo simplificado para contratação de pais, mães ou responsáveis por alunos matriculados na rede pública estadual. Eles vão atuar como “coordenadores de pais” nas escolas estaduais, função responsável por auxiliar em ações que promovam o envolvimento das famílias na vida escolar de seus filhos. As inscrições – que só poderão ser feitas aqui, no site da Seduc, têm início nesta quinta-feira (17/01). O prazo termina no dia 24 deste mês. Ao todo, são oferecidas 1.114 vagas, sendo uma contratação para cada unidade educacional. A remuneração é de um salário mínimo. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio da Fundação Itaú Social.

 Conforme especificado no edital, para participar, o candidato deve, entre outros critérios, ter concluído a primeira fase do Ensino Fundamental, ser pai, mãe ou responsável por aluno matriculado na escola onde ele deseja atuar; ter idade mínima de 18 anos completos até a data da contração e máxima de 70 anos; não possuir restrições com a Justiça Eleitoral, Receita Federal e Serviço Militar (este último apenas para os candidatos do sexo masculino; estar cadastrado no PIS/PASEP e ter conta corrente individual na Caixa Econômica Federal. Importante destacar que os interessados só podem se inscrever na escola em que o filho esteja matriculado.

 Os candidatos aprovados cumprirão uma carga horária de 40 horas semanais, distribuídas pelo número de turnos de atendimento da escola. Entre as principais atribuições da função, estão: desenvolvimento de atividades no âmbito da organização escolar – que devem estabelecer o elo “escola-família” a partir de ações que envolvam as famílias no cotidiano escolar e auxiliem os pais dos estudantes a apoiar e acompanhar o período de aprendizado de seus filhos. O contrato será de um ano.

 Importante ressaltar que eles serão responsáveis pelo acompanhamento da frequência diária dos alunos e também devem acolher os pais durante sua entrada e saída da escola. Além disso, estes coordenadores devem atender os pais que procuram as unidades escolares, visitar as residências dos estudantes em risco de repetência ou em situação de evasão escolar e auxiliar a direção de cada unidade na construção de estratégias que aumentem a participação dos pais nas reuniões escolares.

 São Paulo e Espírito Santo são exemplos de estados que adotaram a iniciativa e tiveram resultados bastante positivos. O fato de um pai – e não outro funcionário da rede de ensino lidar com os demais pais, derrubou algumas barreiras. Muitas vezes, por timidez, alguns familiares não conseguiam lidar com gestores e professores da unidade. Nos locais onde a ideia foi adotada foi constatado que o diálogo de um pai com o outro favorece a maior participação da família no cotidiano escolar dos estudantes. Eles passaram a opinar e auxiliar na vida de seus filhos dentro das unidades educacionais.

Cronograma

 Este processo de seleção contará com três etapas. São elas: avaliação curricular, prova de redação e entrevistas. O resultado da primeira etapa tem previsão de ser divulgado no dia 25 de janeiro. No dia 28, será realizada a segunda fase. As entrevistas devem ocorrer entre os dias 4 e 8 de fevereiro. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 12 de fevereiro.

Site da inscrição clique aqui

Fonte: Seduc

Mais

Post Relacionados

40 thoughts on “Seduc Goiás abre Processo seletivo para contratar pais ou responsáveis por alunos nas escolas estaduais”

  1. Gente os aprovados no processo seletivo está esperando para ser contratados e ai?voces vão esperar a eleição chegar novamente para que liberem os contratos?sacanagem não é? com quem correu atrás para que fossem aprovados.Resolvam e de uma informação para nós porque nós merecemos.obrigado.

  2. gostaria de saber ,se vão chamar os aprovados do processo seletivo coordenador de pais .se tem alguma informação gostaria de saber.

  3. Olha visito o site todos os dias e de ontem pra ca nao ta acessando,e eu to esperando a convocaçao que nao tem nem data especifica.E ai sai ou nao sai?

  4. Fiz minha inscrição, meus documentos foram todos entregues na data e tempo certo, fiz a 1ª prova e não fui convocadas para a proxima etapa que era da entrevista e dai o que aconteceu não dizem nada o que foi não me avisaram e fiquei sabendo que fizeram uma nova chamada, acredito que ai tem rolo mesmo, gostaria que alguem desse pelo ao menos satisfação. Pois somos civilizados e não atoas… Col. Estadual Prof. Alfredo Nasser em Avelinópolis-GO.
    se alguém souber de algo me avise pelo emais : doctor_tecnosys@hotmail.com. Obrigada.

  5. Fiz a inscrição para participar do processo seletivo de pais na escola, mas a escola não mim informou data, hora nem local da prova. Voltei a escola e mim disseram que avisaria depois, porém quando procurei a escola novamente o processo seletivo já havia passado me sinto prejudicada por isso. A secretária disse que não houve interesse por parte dos pais em participar do processo. Isso me contrariou. O que devo que fazer?

  6. Fiz a inscrição para participar do processo seletivo de pais na escola, mas a escola não mim informou data, hora nem local da prova. Voltei a escola e mim disseram que avisaria depois, porém quando procurei a escola novamente o processo seletivo já havia passado me sinto prejudicada por isso. A secretária disse que não houve interesse por parte dos pais em participar do processo. Isso me contrariou. O devo que fazer?

  7. Fiz a prova,levei todos os documentos,obtive nota e nao me convocaram para a terceira etapa por falta de documentaçao,sendo que meus documentos foram entregues na mao do aplicador da prova. Que rolo é esse?

  8. ola como faço para visualizar a lista de aprovados pra segunda etapa?
    e se nao fui aprovada porque? escola estadual DOM PRADA URUAÇU GO

  9. olha fiz meu cadastro direitinho fiz a redaçao entrguei meus documentos todos autenticados como deveria minha colega fez essa prova nao levou documentos e passou . eu que levei tudo nao passei poque? quero respota .minha colega chama adriana silva fizemos prova em hidrolandia ,manuel mendonça.

  10. E muito bom , esta iniciativa, porem um pai para cada escola é muito puxado ficando a desejar,e sem qualidade. como diz o ditado, duas cabeça pensa melhor!

  11. excelente esta iniciativa, porem um pai para cada escola é muito puxado ficando a desejar,e sem qualidade. como diz o ditado, duas cabeça pensa melhor!

  12. Que pena! Que contrato só de um ano,quando o coordenador (a) está realmente interagindo com o aluno ou com os país, tem que fazer outro processo celetivo e começar tudo de novo. Um aluno até concluí o Encino Fudamental ele fica aproxímadamente oito anos numa rede publlica . Porque esse processo não vale pelo menos quatro anos?

  13. eu tenho um filho na escola estadual e me disseram q eu ñ podia pq ele é meu intiado mais quem cuidou dele desde pequeno fuii eu e pq q eu ñ posso ser mãe dele so pq eu ñ coloqueii ele no mundo

  14. e muito importante,,pois a educaçao na escola e mais um dos complementos que a criança precisa para evoluir.pois sendo que cabe cada um de nos a contribuir para que isto aconteça.

  15. que fosse contratado um pai para cada turno pois assim facilitaria o trabalho dando a eles mais espaço e tempo de procurar e convencer os outos pais a particiaparem da vida dos filhos na escola, e daria assim o trabalho de melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close