All for Joomla All for Webmasters
Goiânia
Goiânia
(62) 3254 --1051 Rua F-52, 120, Lt 5/18 – Setor Faiçalville - Cep: 74350-450
Fonte FM
103,7 FM
Fonte TV
Canal HD 5.1
Rádio Aliança
1090 AM
Contato

Você tem mesmo livre-arbítrio?

Entenda se todas as decisões da sua vida já foram ou não tomadas

Você sai de carro pela manhã, liga o rádio e sua consciência é livre para escolher a estação que desejar, certo? Errado. Pelo menos é isso o que mostra uma pesquisa realizada no Centro Bernstein de Neurociência Computacional, em Berlim, Alemanha.

De acordo com os resultados do estudo, antes de sua consciência “escolher” a estação de rádio, seu cérebro já sabia qual seria a escolha. Tomando o ponto de vista da pesquisa, o livre-arbítrio, optar por algo conscientemente, não existe, pois as decisões seriam tomadas pelo cérebro inconscientemente.

“Não sabemos até que grau de escolha e de ação isso acontece”, declarou o responsável pelo estudo, John Dylan-Haynes. “Ainda vamos precisar fazer muitas pesquisas.”

E o que a Bíblia diz?

Obviamente, os testes realizados em Berlim dizem respeito a pequenas escolhas entre algumas opções. O homem não é capaz de entender a forma como Deus age. Logo, entender o que é livre-arbítrio e como utilizá-lo é tarefa árdua.

Algumas pessoas acreditam na teoria do determinismo calvinista, linha de raciocínio surgida no século 16, que defende que Deus fez as opções pelo homem antes mesmo dele existir. Para essas pessoas, se Deus conhece o presente e o futuro, nenhuma escolha que o homem faça poderá mudar o que está por vir e, assim, não existe o livre-arbítrio, tudo está pré-determinado.

Não é isso, entretanto, o que a Bíblia nos mostra. Em diversas passagens é dado ao homem o poder de escolha, como no caso em que o faraó pôde optar entre seguir a Palavra de Deus, dita por Moisés, ou negá-la. O próprio Senhor lamenta, em Provérbios 48.18, as decisões tomadas pelos homens: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.”

Fonte: http://goo.gl/4HyB40

About the author

Leave a Reply