O foragido líder líbio Muamar Kadafi fez mais um apelo ontem a seus partidários que ataquem as forças dos insurgentes e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma breve mensagem cheia de desafios. A mensagem aparentemente teve consequências após tropas leais a Kadafi atacarem a refinaria de Ras Lanuf, onde mataram 15 guardas e soldados. Reforços enviados pela oposição combateram os agressores. Também nesta segunda-feira, o governo do Níger confirmou que um dos filhos de Kadafi, Al-Saadi, de 38 anos, está no país africano e no momento se encontra a caminho da capital Niamey. Não está claro se Al-Saadi, ex-jogador de futebol da segunda divisão italiana, ruma à capital nigerina na qualidade de detido ou de refugiado.
Na manhã de ontem, supostos partidários de Kadafi desfecharam um ataque contra a refinaria de Ras Lanuf, que começou com uma ação de sabotagem, quando um incêndio começou nas instalações. Logo depois, um comboio de homens armados em picapes surgiu do deserto e começou a disparar contra os guardas da refinaria. Pelo menos 15 foram mortos e dois feridos, disse o supervisor do hospital de Ras Lanuf, o médico Ahmad El-Gnashi. 
Enquanto isso, os ex-insurgentes continuam a enfrentar a oposição dos partidários de Kadafi na cidade de Bani Walid, cercados desde a semana passada. Um comandante da oposição, Mubarak al-Saleh, disse que o filho mais velho de Kadafi, Seif al-Islam, está no comando dos partidários do ex-governante em Bani Walid. Dezenas de automóveis e picapes transportando civis deixaram a cidade líbia, que fica 140 quilômetros ao sudeste de Tripoli, em fuga ontem. Isso pode ser o sinal de que um ataque maciço é iminente.
“A luta será muito dura”, disse Fadila Salim, uma civil que dirigia o carro da família para fora da cidade. O marido dela, Mohammed Ibrahim, disse que Bani Walid está sem eletricidade, sem água potável e as lojas não têm alimentos. Ele disse que muitos moradores estão nas casas com medo de sair.
 
Fonte: Agência Estado

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required