Alto Paraíso de Goiás está no nordeste de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, a 230km de Brasília-DF e a 420 km de Goiânia-GO. Junto com Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, São João D’Aliança e Nova Roma forma uma região pela UNESCO, a Biosfera Goyaz, maior patrimônio natural do estado.

Na Biosfera Goyaz encontra-se o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. O portão de entrada do parque é a Vila de São Jorge, uma antiga vila de garimpeiros do início do século XX, que hoje tem como atividade principal o turismo.

Alto Paraíso é a cidade mais alta do Planalto Central Brasileiro, em altitude média de aproximadamente 1.300 metros. De clima tropical de altitude, seco e frio no inverno e ameno e úmido no verão, o inverno em Alto Paraíso de Goiás tem madrugadas frias e dias amenos e é comum se ter grandes amplitudes térmicas.

Destino para turistas que buscam descanso em meio às belezas naturais e tranqüilidade junto ao astral místico que envolve a cidade, até os que estão em busca de aventura em interação com a natureza.

Toda essa região fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, o mais antigo patrimônio geológico do continente, formado há 1 bilhão e 800 milhões de anos. Aqui, entre cânions rochosos, trilhas, cachoeiras e poços de água cristalina você vai sentir toda a força e energia do cerrado. Escolha o caminho a seguir e prepare-se. Sua caminhada vai levar você a lugares surpreendentes. Conhecida como Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros se destaca pela quantidade de nascentes de águas puras e cristalinas, cachoeiras, poços, cânions, belas paisagens, trilhas históricas e seu povo hospitaleiro.

Considerada pelos místicos o coração magnético do Brasil, Alto Paraíso está repleta de construções em forma de pirâmide ou cúpula e há cristais por toda a parte. Dentre as principais atrações do destino está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Patrimônio Natural da Humanidade, em que encontra-se os Saltos do Rio Preto, também considerados o cartão-postal do Parque. A primeira queda, de 80 metros, deságua na maior piscina natural da região. Nas margens, tem até areia branca, dando ao lugar um ar de praia. A segunda cachoeira tem 120 metros e uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região. A partir dos Saltos do Rio Preto, outro passeio imperdível também dentro do Parque é a visita aos Cânions 1 e 2 e à cachoeira das Carioquinhas, que tem boas piscinas naturais para banho. Fora dos limites do parque, não dá pra deixar de conhecer o Vale da Lua. O local é cercado por rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e minigrutas. Além disso, dizem que em noites de lua cheia, as rochas da região cintilam.

Quem decide conhecer as atrações e descobrir os mistérios da Chapada dos Veadeiros pode escolher entre dois locais para fixar base: a mística Alto Paraíso ou o charmoso Povoado de São Jorge. A primeira opção, mais mística, é a mais procurada entre os visitantes por oferecer uma melhor infraestrutura, com bons restaurantes e lugares para se hospedar. Já a segunda, mais aventureira, é mais próxima à entrada do Parque (apenas 1 km), oferece áreas de camping e pousadas. Vale a pena conhecer também a gastronomia típica da região, basta fazer uma parada no Rancho do Valdomiro, à beira da estrada, entre Alto Paraíso e São Jorge, para saborear licores e cachaça de frutos do cerrado e a matula, prato típico da região, à base de carne de sol, lingüiça, feijão e açafrão.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das áreas de proteção mais importantes para o cerrado goiano. Dispõe de diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.

A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes, dentre elas destaca-se os Saltos do Rio Preto, considerado o cartão-postal do parque. A primeira queda, de 80 metros, deságua na maior piscina natural da região. Nas margens, tem até areia branca, dando ao lugar um ar de praia. A segunda cachoeira tem 120 metros e uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região.

VALE DA LUA

O Vale da Lua, denominação dada à semelhança das rochas esculpidas com a Lua, tem sua formação a mais de 600 milhões de anos, o conjunto de rochas coloridas e esculpidas pela erosão das águas do rio São Miguel cria piscinas naturais de águas cristalinas entre buracos e grutas. Tornando-se um verdadeiro encantamento de rara beleza.

JARDIM DE MAYTREA

Parada obrigatória para aqueles que adoram uma fotografia, o Jardim de Maytrea representa uma planície de relevo suave e tem como destaque as veredas e os buritizais.

GASTRONOMIA

As opções gastronômicas de Alto Paraíso referem-se à simplicidade da típica comida caseira goiana, sendo que seu prato principal é a matula, uma iguaria à base de carne de sol, lingüiça, pé e pele de porco, lombinho ou carne de lata e feijão branco, tudo refogado e muito bem temperado é servido embrulhado em folhas de bananeira. Pode-se encontrá-la no hospitaleiro Rancho do Seu Valdomiro, um restaurante à beira da estrada sentido povoado de São Jorge. Outra peculiaridade do local são os sorvetes com sabores típicos, como baru, araticum e buriti. As caldas, acrescidas de florais do cerrado, são associadas a estados de espírito. A de rosas do cerrado, por exemplo, traz tranquilidade.

ARTESANATO

Devido ao fato de Alto Paraíso estar localizado sobre enormes placas de cristais de quarzto sobra opções de encontrá-lo no artesanato local. Uni-se a isso todo o clima de esoterismo e misticismo presente no município que inspira os artesãos que podem ser vistos nas ruas vendendo seus trabalhos.

Créditos:
Travessia Ecoturismo
Prefeitura de Alto Paraíso

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required