Em virtude das obras de reforma do Parque Mutirama e a construção do Parque Campinha das Flores, este na Região de Campinas, duas importantes vias da cidade serão interditadas no próximo dia 27: a Marginal Botafogo e a Avenida Padre Wendel. O anuncio foi feito na manhã desta quinta, 18, durante uma coletiva à imprensa, concedida no 6º andar do Paço Municipal pelos presidentes da Agência Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago; e da Agência Municipal de Obras (Ambo) Iram Saraiva Júnior.

Na Marginal Botafogo, a interdição deverá ser de seis meses e será entre as proximidades do Viaduto da Independência e o Viaduto da Avenida Anhanguera. O motivo da interdição, segundo o presidente da Amob, é a construção de uma plataforma suspensa sobre a Marginal que ligará os Parques Botafogo e Vila Nova, e ainda a retirada da atual passarela que existe hoje sobre a via. “Inicialmente, a intenção era o fechamento de apenas uma das pistas da Marginal, porém, em uma reavaliação feita em conjunto com técnicos da Ambo e os engenheiros da empresa responsável pela obra de Reforma do Mutirama, percebemos que construção dessa nova estrutura poderia oferecer risco, tanto para os operários, quanto para os motoristas que passassem pelo local. Por isso resolvemos fazer a interdição das duas pistas”, esclareceu Saraiva Júnior.

A nova estrutura a ser edificada será destinada exclusivamente para a circulação de pedestres. A plataforma terá uma área total de 10 mil m² (100 x 100 metros), contará com dois arcos de 20 metros e será suspensa por cabos de aço, cujas bases de sustentação serão implantadas no Bosque Parque Botafogo e Parque Vila Nova.

Campininha das Flores
á na Avenida Padre Wendel, na região de Campinas, o motivo da interdição do trecho entre a Avenida São Clemente e Rua Senador Morais Filho é a conclusão das obras do Parque Campininha das Flores. Conforme o presidente da Amob, Iram Saraiva Júnior, será instalado no local um novo bueiro celular e retirado o atual, que está com sua capacidade comprometida. “Precisaremos fazer uma preparação no solo onde será implantado este novo bueiro, para evitarmos problemas com inundações durante os períodos de chuva, o que prejudicaria a obra do parque no futuro”, explicou o presidente da Amob. Segundo Saraiva Júnior, a previsão é de que a interdição dure entre 45 e 60 dias, porém ele diz que há chances que o trabalho seja concluído em bem menos tempo.

Desvios
Durante a coletiva aos órgãos de imprensa, o presidente da AMT detalhou como serão os desvios para os condutores que tiverem que passar pelas áreas que serão interditadas. No caso da Marginal Botafogo, os condutores que vierem sentido Norte Ferroviário/Centro deverão pegar a rua 67 B, no Norte Ferroviário, virar a esquerda na Avenida do Contorno, pegar a Rua dos Comerciários próximo ao Parque Mutirama e seguir até a alça de acesso à Marginal na Avenida Anhanguera.

Já no sentido contrário, os motoristas deverão pegar a alça de acesso da Marginal e virar à direita na Rua 224, seguir a Rua 200 onde será instalado um semáforo para abrir um novo acesso, depois prosseguir a até a Rua 67 B, no setor Norte Ferroviário. Em ambos os sentidos o desvio será de mais de um quilômetro. O presidente lembra que as ruas que cortam a Botafogo continuarão com seu fluxo normal. Segundo o engenheiro de transito da AMT, Sérgio Bitencurt, no horário de pico, entre as 18 e 19 horas, a Marginal Botafogo chega a receber 3.400 veículos, em suas duas faixas de rolamento (ida e volta), a cada hora.
Já na Avenida Padre Wendel, condutores que vierem sentido Vila São José Campinas, deverão pegar a Avenida São Clemente, virar a direita na Avenida Santo Afonso, novamente a direita na Perimetral de Campinas, e retornando a Rua Sergipe,  continuação da Padre Wendel. No sentido contrário, o desvio começará na Rua Sergipe, virando à esquerda na Rua Senador Morais Filho e depois pegando à direita na Avenida 24 de outubro. Daí o condutor deverá seguir até Rua Martinho Nascimento, fazendo a conversão a direita para retornar à Padre Wendel.

Proibição de carretas
Segundo Miguel Tiago, nas proximidades das duas interdições será proibido a circulação de grandes caminhões e carretas. “Nós da AMT iremos orientar os caminhoneiros a pegarem uma via alternativa, como a BR 153 ou Avenida Leste-Oeste, mas faremos uma fiscalização rigorosa e em caso de descumprimento iremos multar”, avisa o presidente da Agência. Ele lembra também dias antes e após o início dos desvios, agentes de trânsito estarão nesses dois locais, orientado os condutores.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required