O artista plástico Sérgio da Costa, de Sorocaba (SP), fez a pedido de um dos investidores do templo da Igreja Universal do Reino de Deus, uma réplica do Templo de Salomão construída com 20 mil pedaços de vidro.

Para construir a réplica, Costa precisou aprimorar sua técnica de corte de vidro e se surpreendeu com o resultado final da obra. O projeto foi elaborado em escala 1:200, contendo 36 colunas redondas formadas por tijolinhos de vidro de 4 x 8 x 2 mm, empilhados em um prumo com mais de 300 pedaços do material.

“Utilizei novas técnicas de corte e colagem de pedacinhos de vidro ainda mais minúsculos do que já utilizo em minhas obras atualmente”, revelou o artista ao G1.

 Os tijolinhos que compõem as paredes do templo possuem medidas de 10 x 5 x 2 mm e foram dispostos na maquete da mesma forma como as pedras de Israel estão sendo utilizadas na réplica do Templo de Salomão da Igreja Universal.

 O telhado da maquete também está idêntico ao da construção que está prestes a ser inaugurada no bairro do Brás em São Paulo.

 Para a obra, Sérgio precisou de 5 metros quadrados de chapa de vidro em um processo que demorou quase um ano para ficar pronto tendo 50 kg.

peca4

 O artista aprendeu a cortar vidro aos 18 anos, foi quando ele começou a produzir aquários como hobbie. Aos poucos o lazer se transformou em paixão e em profissão, mesmo ele sendo formado em Análise de Sistemas e Administração.

 A técnica de corte de vidro e montagem de peças foi desenvolvida ao longo do tempo e ele direcionou seu trabalho para fazer réplicas de templos religiosos. “A arquitetura dessas edificações é impressionante e copiá-las não é uma tarefa fácil. A cada nova obra eu fui criando novos instrumentos de trabalho e novas técnicas”, disse Sérgio.

 Além do Templo de Salomão, Sérgio já produziu réplicas da Basílica de Aparecida, do Palácio de Cedros, do Mosteiro de São Bento e de outras igrejas de outros países como a Catedral Cantebury (Inglaterra), o Templo de Salt Lake City (Estados Unidos) e Ulm Munster (Alemanha).

Fonte: G1/ Gospel Prime

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required