O Corpo de Bombeiros em parceria com o  Goiânia Shopping realiza na próxima segunda-feira, dia 12, às 8 horas, um treinamento com a simulação de abandono total do empreendimento devido a um grave desabamento no 4º piso. A simulação vai envolver lojistas, funcionários da administração, Brigada de Combate a Incêndio e Salvamento, equipe de segurança e manutenção do shopping, bombeiros, além da PM e Agência Municipal de Trânsito (AMT). A Avenida T-10, no trecho entre as avenidas T-3 e T-15, ficará interditada durante toda a operação.

Tudo foi planejado para que o simulado se aproxime ao máximo da realidade. O suposto desabamento do teto no 4º piso do shopping teria sido causado por uma explosão, deixando quatro vítimas sob os escombros. Quando o alarme de emergência do shopping soar, a operação terá início como se fosse real. A Brigada de Combate a Incêndio e Salvamento do shopping tomará as primeiras providências. Por sua vez, a equipe de operações e segurança cuidará da retirada de todas as pessoas do shopping e o Corpo de Bombeiros será acionado. O shopping deverá ser inteiramente abandonado.

Para facilitar a identificação do local onde as vítimas estarão soterradas, serão usados cães farejadores dos bombeiros. Devido à gravidade dos ferimentos, uma das vítimas será resgata pelo caminhão APA, a maior unidade dos bombeiros. O resgate em altura levará a vítima do piso 4 à portaria do piso 1, onde estará o helicóptero Bombeiro 1. As outras vítimas serão retiradas do shopping pelas escadas e atendidas por unidades de resgate dos bombeiros. 

Esta será a terceira vez que o Goiânia Shopping e o Corpo de Bombeiros realizam simulado de abandono no shopping. Nas outras edições, a situação simulada foi a de um incêndio com resgate de vítimas de queimaduras. “A simulação é uma ferramenta importante para treinar lojistas e funcionários para uma eventual necessidade real de abandono do empreendimento, o que garante mais segurança para nossos clientes e colaboradores. Desta vez, optamos por um abandono devido a desabamento para treinar nossa equipe para uma ocorrência diferente. Sem falar que, a cada ano, estamos aumentando o nível de dificuldade”, explica o superintendente do Goiânia Shopping, Fabiano Batista.  No dia da simulação, o funcionamento do Goiânia Shopping será normal, com abertura às 10 horas e fechamento às 22h30.

Fonte: Goiás Agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required