Começa no próximo dia 1º, a  Campanha contra a Febre Aftosa em Goiás, que prossegue até o dia 31. Mas a abertura oficial vai ser no dia 4, às 9 horas, na Fazenda Parama (do Grupo Unicom), em Corumbá de Goiás, pelo presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, e representantes do setor pecuário goiano. As vacinas estarão disponíveis no comércio já a partir da próxima sexta-feira, dia 27.

Nessa etapa, todo o rebanho (de bovinos e bubalinos) precisa ser imunizado. O produtor terá que  comprovar o procedimento por meio da apresentação da nota fiscal de compra das doses e da Declaração de Vacinação entregues nas Unidades Operacionais Locais da Agrodefesa da região, até cinco dias após a aplicação no rebanho, como acontece todos os anos.

Para a obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA) junto às Unidades Locais da Agrodefesa é necessário que o produtor apresente os comprovantes (nota fiscal de compra das vacinas e Declaração de Vacinação). “A expectativa é de que 98% do rebanho goiano seja imunizado,  mais de 21 milhões de cabeças ao todo”, adianta a coordenadora do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares (PEEV), Deise Correia Neves.

Ação educativa
Durante a primeira etapa da campanha os fiscais da Agrodefesa intensificarão as ações educativas com distribuição de material didático (folders, cartazes e banners) para os produtores rurais e revendas de produtos agropecuários em todo o Estado. “Estamos trabalhando com empenho para mantermos o status de zona livre de doença com vacinação e, futuramente pleitearmos a retirada de uma das etapas”, adianta Deise Neves. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás é realizada sempre no mês de novembro. Os produtores que não vacinarem e/ou não comprovarem a vacinação estão sujeitos a multas.

Fonte: Goiás Agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required