O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), tem em andamento pelo menos 201 investigações sobre acidentes aéreos em todo país.

Dados obtidos pelo G1 mostram que até 30 de junho estavam em andamento 199 investigações do Cenipa, mas ao menos outros dois casos passaram a ser investigados em julho – a queda da aeronave no Recife na última quarta-feira (13), que resultou na morte de 16 pessoas, e o acidente com um helicóptero na Bahia, que deixou sete mortos, entre eles a namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

De acordo com o Cenipa, as investigações não servem para apurar eventuais responsabilidades, mas sim para emitir recomendações a pilotos e empresas que possam evitar novos acidentes. Segundo o Cenipa, foram emitidas, entre 2001 e 2011 – considerando dados até 30 de junho -, 4.749 recomendações.

Nos últimos dez anos, conforme o órgão, foram investigados 901 acidentes aéreos, sendo que, deles, 702 foram concluídos – somados a esses estão os 199 em andamento. Entre os acidentes registrados, a grande maioria se refere a aviões de pequeno e médio portes e helicópteros. Os motivos mais relatados são falha do motor em voo, perda de controle no solo ou em voo, pouso antes da pista e colisão em voo.

 

fonte: g1

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required