Entre os dias 21 a 23 de setembro vai ser realizada a 7ª Conferência Estadual de Saúde, momento para discutir políticas públicas ligadas à saúde. No evento, que está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Saúde, serão debatidos temas fundamentais para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), como acesso e acolhimento ao paciente que usa o sistema. Neste ano, a conferência será realizada no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia. A abertura está programada para o dia 21, às 18 horas, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o Secretário da Saúde de Goiás, Antônio Faleiros Filho.

A 7ª Conferência é o momento mais esperado pelos Conselheiros de Saúde do Estado de Goiás. Sob o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro e como eixo Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS, a Conferência tem por objetivo debater as políticas públicas de saúde, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade sob os quais é constituído o Sistema Único de Saúde.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudia Cruvinel Câmara, as principais políticas públicas de saúde atualmente em vigor foram fomentadas e construídas a partir de debates e discussões realizadas nas últimas Conferências Municipais de Saúde. “Na Conferência, temos uma oportunidade única, pois estarão reunidos todos os segmentos que atuam na saúde pública”, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores.

A presidente do Conselho ressalta que o Estado de Goiás – junto aos demais estados da Federação – enviarão à 14ª Conferência Nacional de Saúde propostas que contemplam as demandas de saúde em âmbito nacional. “O objetivo é analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, que serão discutidas de forma ampla na Conferência Nacional”, destacou Cláudia Cruvinel.

Estas propostas servirão de indicadores para o planejamento das políticas públicas de saúde nas esferas municipal, estadual e nacional para os próximos anos.

fonte: goiás agora

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required