As preocupações com a crise da dívida da Grécia pautaram os investidores nas bolsas asiáticas nesta quinta-feira. Com exceção de China, todos os mercados da região fecharam no campo negativo. Não houve negociações no Japão por ser feriado.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, com os investidores cautelosos sobre a crise europeia. O índice Hang Seng perdeu 491,21 pontos, ou 2,5%, e fechou aos 19.242,50 pontos, devolvendo todos os ganhos obtidos na véspera, com as expectativas de que Pequim irá reduzir a política de aperto monetário. Entre as blue chips, Bank of East Asia teve o pior desempenho, ao cair 5,4% por causa da realização de lucros. PetroChina deslizou 3,8% e Cnooc perdeu 3,7%.

Já as Bolsas da China encerraram em ligeira alta devido aos crescentes sinais de que as autoridades podem estar reduzindo seus controles monetários, embora o declínio nos mercados regionais tenha limitado os ganhos. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e terminou aos 2.508,09 pontos. O indice Shenzhen Composto ganhou 0,5% e encerrou aos 1.064,62 pontos. Destaque para as empresas seguradoras de vida, com China Life em elevação de 3% e Ping An avançando 0,8%. As empresas de mídia e de publicidade sucumbiram à realização de lucros: China South Publishing recuou 4,5% e Shaanxi Broadcast & TV Network cedeu 3,8%.

Investidores locais e estrangeiros continuaram a vender na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, que fechou em forte queda. O índice Kospi baixou 1,45% e terminou aos 1.869,96 pontos. LG Electronics caiu 13,7%. SK Innovation recuou 3%.

Fonte: Estadão

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required