Quando, há um ano, Kate Middleton se casou com o príncipe William, da Inglaterra, muita gente ficou impressionada com o emagrecimento  repentino e considerável da jovem. A dieta responsável pela mudança foi criada no final dos anos 90 pelo médico francês Pierre Dukan, que está no Brasil para promover o livro “Eu Não Consigo Emagrecer” (editora Best Seller) e lançar o site de acompanhamento da Dieta Dukan no país.

Desde sua criação, foram vendidas 11 milhões de cópias da obra ao redor do mundo e o objetivo é de que o alcance seja ainda maior com a página na internet. “Descobri que só com a leitura, 50% das pessoas conseguem emagrecer. Mas eu fiquei sentido pelos outros 50% e, por isso, criei o site de acompanhamento, para ajudar, ter interatividade e estar em contato diariamente com os pacientes”, afirma o médico.

Ele estima que, com a combinação das duas fontes de informação, 95% das pessoas consigam chegar ao peso ideal, caso sigam corretamente as instruções, claro. Como exemplo e incentivo, Pierre Dukan cita, além de Kate, a atriz Penélope Cruz e até o presidente da França François Hollande, que perdeu 17 quilos recentemente.

Além das explicações básicas contidas no livro, o site traz receitas, listas de alimentos que podem ser consumidos durante a dieta e uma calculadora que descobre o peso ideal de cada um. “A luta contra o sobrepeso não é apenas para a pessoa ficar bonita para ir à praia. A maioria das mulheres quer pesar menos do que o peso ideal delas”, diz Dukan.

A ferramenta serve, então, para dar um norte para essas pessoas. Diferentemente do IMC (Índice de Massa Corporal), o cálculo não considera apenas o peso e a altura, mas também a idade, o sexo, histórico pessoal e familiar e o tipo de corpo de quem deseja emagrecer. É esse cálculo que torna possível saber quanto tempo devem durar as três primeiras fases da dieta. O resultado também individualiza a forma como o regime deve ser seguido para garantir o fim do efeito sanfona prometido por Dukan.

Fases da Dieta Dukan

O programa é dividido em quatro fases, sendo as duas primeiras focadas na perda de peso e as outras mais interessadas na manutenção. A primeira etapa, chamada de “Ataque” consiste no consumo exclusivo de alimentos ricos em proteínas, como carnes de boi, ave, peixe e frutos do mar, laticínios sem gordura, queijo tofu e de 1,5 a 2 litros de água por dia. Há 72 itens permitidos para consumo, a duração é curta e depende de quantos quilos a pessoa deseja emagrecer.

“Se uma pessoa tem apenas 5 quilos a perder, a fase dura três dias. Se tem 15 quilos a mais, ela vai durar cinco dias e acima dos 20 quilos de excesso, a fase dura uma semana. Mas, em média, essa fase dura quatro dias”, afirma.

Fonte: Exame

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required