Uma placa com a nota alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além das médias do Estado e do município conquistadas nesse indicador, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino nas escolas brasileiras. A partir de agora, por meio do projeto Ideb na Porta da Escola, todas as unidades escolares da rede estadual terão de afixar, em local visível, esses dados.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto de lei que detalha a questão será enviado ainda esta semana à Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo em que será apresentado, hoje, aos novos diretores das escolas da rede, durante a posse em evento a ser realizado, nos turnos da manhã e da tarde, no Oliveira’s Place, a partir das 9h30. O objetivo do projeto, segundo o secretário de Educação, Thiago Peixoto, é fazer com que toda a comunidade escolar se envolva em prol da melhoria da qualidade do ensino em Goiás.

“Com esta iniciativa, toda a comunidade escolar poderá trabalhar de mãos dadas para, num esforço crescente, melhorar o desempenho dos nossos alunos”, afirma Thiago. “A intenção não é, de forma alguma, ranquear as unidades. A escola será comparada com ela mesma”, acrescenta o secretário, ressaltando a importância de esclarecer, em todo o ambiente escolar, o que é e qual a importância do Ideb, já que, conforme afirma, pesquisas recentes apontam que muitos pais e alunos e até coordenadores pedagógicos desconhecem a utilidade e os critérios desse indicador.

Palestra

Economista especializado em Educação, colunista da revista Veja e participante da Caravana da Educação, do JN no Ar , do Jornal Nacional , da Rede Globo , Gustavo Ioschpe é quem vai falar aos novos diretores das escolas estaduais – que participaram do primeiro processo seletivo, finalizado em junho – sobre O Ideb nas escolas . A palestra está marcada para as 14 horas e, como criador da ideia, Gustavo antecipou um pouco, ao POPULAR, em entrevista por telefone, o que pretende com essa iniciativa (leia nesta página) . Além dele, também vai proferir palestra para os novos gestores o especialista em gestão pública pela Universidade de Harward, Luiz Felipe d’Avila, que falará, às 11 horas, sobre O líder do século 21.

A programação do evento – que contará com a presença do governador Marconi Perillo – inclui, ainda, o lançamento do Prêmio Escola e uma reunião sobre o termo de compromisso que será assinado pelos novos diretores. O ato solene de posse está marcado para as 15 horas.

“As escolas estaduais vão contar, pela primeira vez, com líderes profissionais qualificados especificamente para o desempenho da função, e que se comprometem em aprimorar a prática da gestão escolar”, destaca o secretário Thiago Peixoto. “Isso, seguramente, contribuirá para elevar a qualidade do ensino na rede pública”, completa, lembrando que, ao assinarem o termo de compromisso, hoje, os diretores eleitos “estarão se apresentando para os novos desafios que a reforma educacional trará para a educação em Goiás”.

Os diretores das escolas estaduais que hoje tomarão posse participaram do primeiro processo de escolha realizado pela Seduc. A seleção contou com regras diferenciadas, como a necessidade de o interessado no cargo participar de um curso de qualificação e de se submeter a uma avaliação antes mesmo do registro de candidatura. No dia 9 de julho – e depois de alguma polêmica em relação ao processo – foram abertas as inscrições para os interessados em concorrer à função de diretor nas escolas públicas estaduais que não tiveram candidatos inscritos ou aprovados no curso de qualificação realizado pela Secretaria.

O trâmite foi praticamente similar ao primeiro processo seletivo, com curso de formação continuada e avaliação de conhecimentos sobre gestão escolar. Os candidatos com 60% de aproveitamento na prova registrarão suas candidaturas e apresentarão seus respectivos planos de trabalho à comunidade escolar até 22 de agosto. As eleições estão marcadas para o dia 31, em 459 unidades de ensino.

Fonte: Goiasnet

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required