Brasil tem menos de 10 pedidos sobre informações de usuários

Os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais pedem informações sobre usuários do Twitter, divulgou a companhia nesta segunda-feira. Esse é o primeiro relatório de transparência divulgado pela rede de microblogs, que anunciou que tornará públicas as informações sobre pedidos de remoção de conteúdo e de dados de usuários por governos semestralmente.

Segundo o relatório, os Estados Unidos lideram a lista com 679 pedidos de informações de um total de 849 mundialmente desde 1º de janeiro deste ano. O Japão está na segunda posição, com 98 pedidos, seguido de Canadá e Reino Unido, com 11 cada. O Brasil aparece na lista com menos de 10 solitações de dados de usuários, segundo o Twitter.

Mundialmente, o Twitter atendeu a 63% dos pedidos que reivindicavam informações de algum usuário, deixando claro que informou aos usuários envolvidos a divulgação de algum detalhe. Nos Estados Unidos, essa porcentagem sobe para 75%.

O Twitter divulgou também o número de pedidos para remoção de conteúdo por governos, em uma pequena lista que envolve apenas seis solicitações, nenhuma delas atendida pela rede de microblogs. Além disso, a rede tornou públicos os pedidos de remoção por quebra de direitos autorais. Foram 3.378 solicitações, das quais 38% foram atendidas pelo Twitter.

Em um post no blog oficial, a companhia afirma que o relatório é inspirado no trabalho do Google, que também torna públicas informações sobre pedidos de governos para remoção de conteúdo. O Twitter afirma que recebeu, no primeiro semestre do ano, mais pedidos de remoção de conteúdo do que em todo 2011.

Fonte: Terra

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required