Aquisição dos novos veículos cumpre parte dos compromissos previstos no contrato de concessão da linha, assinado em março de 2011, e que concede ao Estado o direito de operar o Eixo Anhanguera por mais 20 anos

Onze novos ônibus articulados e biarticulados já estão rodando no Eixo Anhanguera desde o início da manhã de hoje, 6. A aquisição dos novos veículos cumpre parte dos compromissos previstos no  contrato de concessão da linha, assinado em março de 2011, e que concede ao Estado o direito de operar o Eixo Anhanguera por mais 20 anos. O novo contrato foi firmado entre a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a empresa Metrobus S/A.

Os novos veículos foram entregues pelo governador Marconi Perillo e pelo Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, durante agenda que teve início às 7 horas da manhã no Terminal Padre Pelágio e terminou na Praça Cívica, por voltas das 8h30.

Além da renovação da frota, o Eixo Anhanguera passará por intervenções que compreendem uma nova capa asfáltica para a pista de rolamento, reforma das estações e dos terminais e investimento em tecnologia. Os recursos para essas obras e aquisição de equipamentos virão do PAC-Mobilidade grandes cidades, do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura de Goiânia. “Firmamos o compromisso de destinar 50% dos recursos do PAC para a modernização do Eixo Anhanguera e os outros 50% para o BRT-Norte/Sul”, explicou o prefeito Paulo Garcia.

“A pedido do presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, neste primeiro momento, a Prefeitura fez a substituição de lâmpadas e equipamentos de iluminação ao longo do Eixo, a reposição de quase 6 quilômetros de novos fios, a sinalização horizontal e a restauração dos meios-fios. Foi pedido ainda que a Prefeitura faça a recuperação do asfalto. Entendemos que essa parceria com o governo do estado é salutar e tem dado certo porque temos o mesmo objetivo: o bem comum de nossa comunidade”, disse o prefeito. 

Para o governador Marconi Perillo, esse foi o primeiro passo de muitos que virão para melhor equipar o Eixo Anhanguera. “Esse trabalho começou com a decisão da CMTC e da Prefeitura de Goiânia em renovar a concessão do Eixo Anhanguera para a Metrobus, por mais 20 anos. O prefeito Paulo Garcia, desde o início, tem se mostrado sensível na repartição dos recursos vindos do PAC que serão investidos no BRT Norte/Sul  e no Eixo Anhanguera. Trabalhamos com o espírito desarmado, pensando na população de Goiânia”, resume Marconi Perillo.

Tecnologia

O Mega-BRT (sigla inglesa para Ônibus de Transporte Rápido) da marca Volvo, modelo 2011/2012, é montado pelo consórcio Suécia/San Marino. A nova frota tem motor e suspensão eletrônicos, computador de bordo, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo de porta aberta. Os ônibus ainda vão ser monitorados com sistema interno de câmeras.

As especificações quanto à emissão de gases dos ônibus (Conama P5) seguem a legislação brasileira para diminuição da poluição ambiental. No interior dos veículos haverá painéis eletrônicos que identificam qual a próxima parada a ser realizada pelo ônibus e equipamentos de áudio com a mesma função. Os veículos contam com o sistema ITS de rastreamento via satélite que monitora seus deslocamentos e emite relatórios gerenciais de como estão sendo conduzidos. A capacidade de transportar passageiros ficará maior em 30%. 

De acordo com a Metrobus, no dia 19 de setembro será conhecida a empresa vencedora da licitação que fará a reforma do terminal Praça da Bíblia. Na seqüência, será feita concorrência pública para a reforma do terminal Padre Pelágio. Por exigência da CMTC, a Metrobus deverá investir em todos os terminais do Eixo Anhanguera, bem como nas estações, ofertando serviços de qualidade, mobilidade, segurança, organização de filas, entre outros projetos.

Ao todo são 19 estações e cinco terminais: Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Praça da Bíblia, Novo Mundo.

Fonte: portal da Prefeitura de Goiânia

Autor: Bianca Benetti

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required