oficial aconteceu nesta terça-feira, 10, em evento realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no Auditório Governador Mauro Borges, em Goiânia. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, o Governo de Goiás passou a fazer parte da Rede Metrogyn às 19h30 de segunda-feira, 9.

Em seu discurso, o secretário explicou que Governo de Goiás vai utilizar uma rede de dados de boa qualidade e segura. “A Metrogyn possibilita ao governo locar mais recursos para infraestrutura, já que não terá mais custos com intercomunicação”, comentou.

Presidente do Comitê Gestor da Metrogyn, Celso Camilo, afirmou que hoje é um dia muito importante para o Estado. “O Governo de Goiás passa a fazer parte de uma rede de altíssima qualidade”, frisou.

O governador destacou que a ideia é levar a Rede Metrogyn para municípios do interior do Estado. “Vamos ampliar ainda mais. Nesta primeira etapa já temos 31 órgãos integrados. O Palácio das Esmeraldas já está na rede. Vamos continuar mostrando nossas ações e projetos de governo”, garantiu o governador.

Metrogyn

A Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn) é uma rede de altíssima velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. A Rede é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e consolida-se em uma rede de fibra óptica própria, de 69 Km de extensão, interligando várias instituições de ensino, pesquisa e governos (Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia). A entrada do Estado no sistema vai assegurar eficiência e economia de recursos no processamento dos serviços públicos.

Nesta primeira etapa, 14 sites do Estado serão conectados à MetroGyn, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Oscar Niemeyer, Secretaria da Educação, Assembleia Legislativa, Detran, Fapeg e ainda todos os 17 órgãos instalados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além do Palácio das Esmeraldas.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec) é a representante oficial do Estado de Goiás perante o Comitê Técnico e Gestor da Rede. A Sectec tem a missão de inserir o Estado de Goiás na Rede MetroGyn. Em função disso, a Sectec celebrou convênio com a UFG, que coordena a rede em âmbito metropolitano, visando a integração efetiva de Goiás à Rede.

A MetroGyn integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), como iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a coordenação nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O objetivo da Redecomep é promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 27 cidades ao longo do território nacional.

Fonte: M_equipe

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required