O trecho de 1,3 quilômetro da Avenida Leste-Oeste entre a Avenida Manchester, no Jardim Novo Mundo, e a Avenida Laurício Pedro Rasmussen, no Bairro Feliz, foi lançado nesta segunda-feira, 5, cedo, pelo prefeito Paulo Garcia e pelo presidente da Agência Municipal de Obras (Amob), Iram Saraiva Júnior. A obra deve durar entre dois e três meses, ao custo total de R$ 2,5 milhões, pagos com recursos próprios da prefeitura.

“Essa é uma obra de maior importância para a capital, pois deve desafogar o trânsito da Avenida Anhanguera, ligando a Região Leste à Oeste. O prolongamento da avenida segue o eixo da antiga linha ferroviária, o que facilitou o trabalho da Prefeitura quanto à desapropriação de famílias da área para a construção da obra. Até agora, segundo Paulo Garcia, foram desapropriadas 400 famílias e outras 400 devem ser removidas futuramente para que a obra chegue ao Bairro Industrial de Goiânia. “Estamos desapropriando essas famílias desde a administração do prefeito Iris Rezende”, lembrou.

Neste trecho de 1,3 quilômetro, a Amob está fazendo a pavimentação, meios-fios, bocas-de-lobo, serviços de drenagem, como galerias pluviais, drenagem com pedras e redimensionamento dos bueiros.
Paulo Garcia e a comitiva formada por secretários, vereadores e populares percorreram todo o trecho. O prefeito cumprimentou trabalhadores e comunidade. Segundo ele, os 30 quilômetros da Avenida Leste-Oeste, ligando Senador Canedo a Trindade, devem ficar prontos em quatro anos, dependendo do repasse de recursos federais. “Pela importância da obra, o ideal é que seja concluída o mais rápido possível”.
O presidente da Amob, Iram Saraiva Júnior, revelou que a Prefeitura estuda a possibilidade de que já nesta etapa a obra chegue ao Bairro Industrial, o que representaria um acréscimo de 1,5 quilômetro. “É muito importante essa retomada da obra da Avenida Leste-Oeste. Este trecho aqui é o que vai fazer com que o grande fluxo de veículos da Avenida Anhanguera seja desafogado”, explicou. Segundo ele, a obra deve ficar pronta em no máximo três meses, desconsiderando as obras de arte, que devem ser feitas com recursos federais, como a passagem sob a BR-153. “Neste ponto, a Agência Municipal de Trânsito (AMT), vai orientar o trânsito para evitar transtornos”.
Leste-Oeste
A construção da Leste-Oeste foi iniciada em 1997, com a execução do trecho de 1,5 quilômetro da Câmara Municipal à Avenida Bernardo Sayão e na administração de Iris Rezende/Paulo Garcia já foram executados dois trechos, um entre a Avenida Senador Jaime, na Vila Abajá, e a Avenida Dom Eduardo, na Vila São José, e outro da Avenida Anhanguera à Avenida Castelo Branco, além do trecho da Região Leste, onde estão sendo realizadas as obras de duplicação e readequação.
Em junho deste ano foram lançadas as obras de duplicação de 1,6 mil metros da Avenida Leste-Oeste, no trecho entre a Rua Barão de Mauá e a Rua Todos os Santos e readequação de 900 metros de pista dupla, já existente, entre a Rua Frei Miguelino e a Rua Barão de Mauá, no tramo (lado) oeste da Avenida.
Estiveram na solenidade de lançamento da obra de prolongamento da Avenida Leste-Oeste, além do prefeito Paulo Garcia, os deputados federais Rubens Otoni e Dona Iris; a secretária de Educação, Neyde Aparecida; o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro; a secretária de Assistência Social, Célia Valadão; o presidente da Agência Municipal de Trânsito, Miguel Tiago; o assessor especial de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Goiânia, José Nelto; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva, e os vereadores Anselmo Pereira, Tiãozinho do Cais, Luciano Pedro, Paulo Magalhães e Clécio Alves. 

Prefeitura de Goiânia inaugura obras na Leste Oeste.  EDNA BARBOSA.

Fonte:

(2) Comments

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required