Imigrantes da primeira geração estão liderando a expansão evangélica nos Estados Unidos. As igrejas latinas estão atraindo mais crentes e novos convertidos do que as igrejas norte-americanas, segundo um estudo da LifeWay.

Patrocinado pelo Send Institute do Billy Graham Center e financiado por 12 denominações, a pesquisa analisou 218 igrejas hispânicas e “novas expressões ministeriais” que seriam novas denominações ou fusões de igrejas e constatou que 80% dos seus fundadores ou pastores nasceram fora dos EUA, assim como dois terços de seus membros.

A pesquisa foi apresentada a 120 plantadores de igrejas e líderes ministeriais – hispânicos – de 65 denominações em uma cúpula no Wheaton College, na terça-feira. Entende-se por latino todo imigrante vindo da América Latina, inclusive brasileiros e haitianos.

A população latina está crescendo, especialmente no sul dos EUA, onde 59% das 218 novas congregações pesquisadas estão localizadas (metade é batista sulista). E a fé evangélica está crescendo nessa região.

Segundo a pesquisa, embora sejam tipicamente menores do que a planta da igreja média, eles têm aproximadamente o mesmo número de novos convertidos por ano, tornando-os “evangelisticamente mais eficazes per capita”, disse o diretor executivo da LifeWay Research, Scott McConnell.

Um quarto dos participantes em novas congregações hispânicas eram anteriormente “completamente sem igreja” (26%), e quase outro quarto antes frequentava uma igreja católica (22%). Apenas 29% eram anteriormente membros de outras igrejas protestantes.

De acordo com estudo, os latinos agora formam uma parcela maior dos evangélicos dos EUA. O Pew Research Center relata que a porcentagem de evangélicos americanos que se identificam como latinos cresceu de 7% em 2007 para 11% em 2014.

Fonte :Gospel Prime

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required