O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, divulgou um vídeo neste sábado (7) jurando lealdade ao Estado Islâmico, grupo terrorista que tem controlado parte da Síria e do Iraque.

No vídeo Shekau diz que irá obedecer as ordens do chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, e será fiel ao califado “em tempos de dificuldade e prosperidade”.

O líder terrorista nigeriano também afirmou que a união dos dois grupos jihadistas “é a única cura para as diferenças que dividem a comunidade islâmica”.

O Boko Haram não é o primeiro grupo a jurar lealdade ao EI, nos últimos meses células jihadistas do Afeganistão, Paquistão e norte da África também enviaram mensagens apoiando os terroristas do Oriente Médio.

Agora o grupo nigeriano espera uma resposta de aceitação de Baghdadi e caso ela seja positiva, o Boko Haram se torna o maior grupo terrorista a se unir com o Estado Islâmico.

O governo nigeriano está cada vez mais preocupado com os avanços dos terroristas e pediu ajuda internacional para contê-los. Chade e Níger já uniram forças e lançaram uma ofensiva contra pontos controlados pelos terroristas e novos ataques devem ser feitos para impedir que eles controlem outros países.

Com informações Folha de SP / Gospel Prime

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required